Quantas vezes não se sente cansado dos olhos?
Olhos cansados por estar focado em um ecrã de computador, na televisão ou em um livro são resultado de tensão nos músculos. Preocupado? Descanse, pode aprender a reduzir essa tensão olhando alternadamente para muito longe ou para muito perto.
Como funciona este processo?
Cada um dos olhos produz uma imagem que o cérebro coordena de modo a formar uma imagem única. Quando se está cansado, ou sob grande tensão, esta capacidade de coordenação enfraquece e dá lugar à desfocagem e fadiga dos olhos e também dores de cabeça. Já sentiu, não já? Aprenda alguns truques.
Bem acomodado, boa visão
Este exercício treina a capacidade de os olhos se adaptarem em função da distância dos objectos:
- Comece por tapar o olho esquerdo com a mão esquerda. Estique o braço direito e dobre a mão direita com a palma virada para si a uma certa distância do olho direito;
- Concentre-se em um ponto da palma da mão e aproxime-a do olho até a visão ficar desfocada. Volte lentamente com a mão até à posição inicial e fixe novamente o ponto que tinha escolhido;
- Repita este exercício cinco a dez vezes e a seguir mude de lado: tape o olho direito e faça o exercício com o esquerdo;
Não esqueça, durante todo o exercício, de inspirar e expirar calmamente. Meta também aquela musiquinha que tanto gosta.
Olhar para longe
É aconselhável levantar-se de hora a hora, várias vezes ao dia, e olhar pela janela: concentre-se alguns segundos a pôr os olhos em algo distante.
Músculos descontraídos, visão serena
A tensão dos olhos está sempre ligada a uma tensão corporal. Compense, por isso, esta tensão levantando-se: bocejar e espreguiçar-se vai ajudar.
Igualmente, incline a nuca para o peito e relaxe os ombros e as costas. Rodar o tronco com as pernas afastadas também é um bom exercício.
De olhos fechados
Fechar os olhos e tapá-los com as mãos em concha, não tocando nas pálpebras é um descanso – assim como imaginar uma qualquer imagem que o relaxe. Deixe-se levar, respirando profunda e pausadamente.
Banhos de cor para os olhos
Altamente relaxantes estes banhos consistem em fixar um objecto, ou desenho, vermelho ou azul durante dois ou três minutos.
Seguidamente, dirija o olhar para uma superfície cinzenta. Deve fazer este exercício uma a duas vezes por dia.
Mãos quentes
Uma a duas vezes por dia esfregue a parte arredondada da palma das mãos, uma contra a outra, até ficarem quentes. Depois coloque as mãos sobre os olhos por forma a tapar a luz por completo – tente não pensar, esvazie a cabeça por um minuto, inspirando e expirando profundamente.
Em jeito de conclusão, lembre-se sempre que mesmo os olhos mais saudáveis podem sentir-se afectados quando sujeitos a demasiado esforço. Cuide dos seus olhos.
DEIXE UM COMENTÁRIO