O que é o CLA?
CLA, ácido linoleico conjugado, é um ácido gordo polinsturado que se encontra em produtos de origem animal – como a carne vermelha e produtos lácteos -ou também em forma de cápsulas.
Para ter uma ideia, cada litro de leite gordo contém cerca de um grama de CLA e, veja que curioso, é na carne de canguru onde a concentração deste ácido é mais elevada. Alguns especialistas asseguram que o CLA interfere no funcionamento das enzimas envolvidas no processo de armazenamento de gorduras.
O que dizem os estudos
O que os estudos acerca do CLA dizem é que este ácido possui a capacidade de reduzir o nível de massa gorda: os indivíduos que cumpriram rigorosamente com a toma de CLA alcançaram perdas de massa gorda até 5,6% gramas – assim como uma redução do perímetro da cintura.
Após o cruzamento de dezoito investigações científicas levadas a cabo sobre o ácido, chegou-se à conclusão de que o consumo diário de 3,2 gramas por dia produz uma redução modesta de gordura no corpo humano.
Controvérsia
Apesar dos diversos estudos clínicos acerca dos efeitos do CLA no corpo humano, ao nível da composição corporal existe ainda controvérsia nas conclusões que se referem a um conjunto alargado de estudos. O CLA provoca, de facto, uma modesta – mas significante – redução de gordura de 0,09 quilos por semana em comparação com os resultados obtidos nos indivíduos que faziam parte dos grupos placebo.
Existem também algumas teorias, não verificadas, de que o CLA constitui uma protecção contra doenças cardiovasculares – assim como determinados tipos de cancro. Apesar de serem, efectivamente, teorias atractivas do ponto de vista do avanço da medicina, há ainda um longo caminho a percorrer até os investigadores chegarem a conclusões definitivas acerca deste tão pesquisado ácido.
Efeito benéfico
Estudos em curso, conclusões não definitivas, relativamente aos benefícios do CLA ao nível da composição corporal, é possível afirmar que o CLA tem um efeito benéfico ao nível da composição corporal do ser humano a longo prazo. Embora este efeito seja modesto, poderá ser muito importante se acumulado ao longo do tempo – especialmente em um contexto em que o aumento gradual de peso se assume como a norma da população adulta.
(Como curiosidade, um outro estudo revela que mulheres holandesas, após consumo de carne e produtos lácteos orgânicos, aumentaram os níveis de CLA no seu leite materno.)
Cenário obeso
O ácido linoleico conjugado (CLA) tem vindo a despertar a atenção dos investigadores pela importância que a obesidade assume nos países desenvolvidos – a importância de um grande problema. Perante a possibilidade de existir uma substância que ajude a contrariar este cenário, há uma espécie de psudo-milagre implicito no CLA: a fórmula mágica anti-gordura.
Informe-se melhor aqui:
http://www.news-medical.net/health/What-is-Conjugated-Linoleic-Acid-(Portuguese).aspx
DEIXE UM COMENTÁRIO