Olá a todos, venho escrever uma cronica sobre os vários corredores de plutão que podemos encontrar nas mais variadas provas de atletismo popular que actualmente temos no nosso país.
Como já devem de ter reparado, cada vez mais são as provas de corridas que nos deparamos quase todos os fins de semana, estas provas têm um cariz popular onde os atletas amadores desafiam-se a superar a si próprios. Mas o engraçado é que dentro dessas provas e se olharmos com atenção, vamos encontrar vários tipos de corredores amadores, como já fiz bastantes provas consigo identificar cada tipo e não deixa de ser engraçado como cada corredor encontra a melhor maneira para superar os seu limites.
– Corredor que quer partir sempre à frente.
Este é o tipo de atleta que tem que partir sempre na linha da frente, apesar de saber que não vai aguentar o ritmo dos mais rápidos. Normalmente faz um sprint de 400 metros com tudo o que vai na alma, sendo “engolido” poucos minutos depois. Os corredores mais rápidos geralmente não gostam que isso aconteça pois só vai atrasar a sua performance pois cria um efeito de funil. Qual a razão que os leva a fazer isto?? Muito sinceramente não faço a mínima ideia… mas acredito que queiram ser os primeiros a serem fotografados para depois irem mostrar aos colegas de trabalho que tiveram à frente na corrida.
– Corredor que esta sempre a gritar.
Para quem costuma entrar nestas corridas de certeza já se deparou com alguém a gritar. Geralmente, este atleta encontra-se a meio do plutão e por onde passa deixa o seu rasto, cumprimenta todas as pessoas que encontra mesmo aquelas que não percebem o porquê de estarem à 20 minutos presas numa fila de trânsito. Fazem muito barulho e correm muito pouco, alguns até que são engraçados mais muitos deles passam pela a indelicadeza.
– Corredor que esta sempre a desculpar.
Típico corredor que leva a corrida um pouco mais a sério. Normalmente treinam bastante para as provas que realizam e não gostam nada de ser ultrapassados por corredores mais velhos. Quando isto acontece, poderemos ouvir quase sempre o mesmo tipo de desculpas que é dado no final da corrida. – Tenho que treinar mais em volume. – Tenho que treinar mais as series. – Hoje foi apenas um treino para a próxima corrida. – O vento não ajudou nada. – Vim apenas a controlar o ritmo, enfim existem bastantes desculpas mas não deixa de ser engraçado.
– Corredor que mais parece o inspector Gadget.
Este atleta leva sempre consigo a última tecnologia de ponta para a prova. Geralmente é um tipo de corredor que não faz grandes tempos mas gosta de mostrar o sua última aquisição. Normalmente falamos de relógios xptos com enumeras funções, mas que na realidade apenas 5% dessas funções são usadas por este tipo de atleta. Existem outros produtos que não podem faltar na indumentária, são eles: o par de Ténis mais caro que havia na loja, Gps incorporado no telemóvel, meias de compressão, cinta para levar líquidos, chapéu e óculos.
– Corredor de Grupo
Este é o típico de corredor que só se consegue manter motivado correndo em grupo, encontramos facilmente estes corredores, muitos deles saltam de grupo em grupo para conseguirem manter os seus níveis de motivação. São grupos bastante alegres que estão apenas na corrida para passarem um bom tempo em convivo com amigos o colegas de trabalho. O seu objectivo e conseguirem superar a si próprios.
As corridas são um fenómeno recente em Portugal, cada vez mais as pessoas saem à rua para praticarem desporto, a culpa pode ser da crise o não, mas o que é verdade é que as provas ganharam um peso bastante importante no quotidiano da população Portuguesa.
DEIXE UM COMENTÁRIO