A segurança na estrada é, naturalmente, um aspeto a não descurar e, como a utilização do telemóvel durante a condução é uma das principais causas de acidentes rodoviários, era importante desenvolver formas de prevenir e potencialmente impedir essas situações. Para esse efeito, foram desenvolvidos aplicativos que podem não só ajudar a reduzir de forma significativa os acidentes provocados pelo uso do telemóvel, como podem também ajudar o condutor a aceder a funcionalidades úteis do seu dispositivo móvel na sua viatura.
Caso ainda não esteja familiarizado com o Android Auto, trata-se de um aplicativo desenvolvido pelo Google, que se integra com o sistema digital do carro, para facilitar o seu acesso a funcionalidades existentes num dispositivo móvel com sistema operativo Android, enquanto conduz, sem comprometer a segurança.
Como é que o Android Auto funciona?
Para utilizar este aplicativo, precisa, além de um telemóvel com Android, de uma conexão de dados, bem como de uma conta Google para poder efetuar o download do aplicativo através do Google Play Store. Depois, para usufruir do Android Auto no carro, basta ligar o seu dispositivo móvel à viatura através de um cabo USB.
O acesso às funcionalidades do aplicativo não é, na realidade, feito somente através do dispositivo móvel, mas sim também através de outros dispositivos, sendo o mais recorrente o painel do carro. O interface que surge no ecrã tátil do painel do veículo é bastante simples e, acima de tudo, intuitivo, para que possa controlar da melhor forma todas as opções proporcionadas pelo aplicativo. Através do mesmo, o usuário pode aceder a funcionalidades típicas do aplicativo, desde o Google Maps que lhe proporciona um sistema de navegação atual com informação de trânsito real, até à possibilidade de fazer chamadas ou receber e enviar mensagens.
Esta não é, todavia, a única forma de aceder ao aplicativo. Deste modo, além do controle através do painel do carro, o condutor pode ainda usar os controles do volante, bem como o comando de voz, opções que lhe permitem evitar as distracções e, em simultâneo, manter-se atento a tudo o que se passa em seu redor na estrada.
Dispositivos e viaturas compatíveis com o Android Auto
Na prática, qualquer telemóvel com o sistema operativo Android 5.0 Lollipop (ou superior) pode correr o Android Auto num carro que seja, naturalmente, compatível.
Infelizmente, a integração deste aplicativo nas viaturas ainda não está disponível em muitos países, pois, por enquanto, está disponível somente na Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, França, Irlanda, Itália, México, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos. Quanto a Portugal, ainda não se sabe quando é que este sistema será implementado. Mesmo assim, são várias as marcas automóveis que já adotaram a pré-integração deste aplicativo nas suas viatura, como é o caso da Alfa Romeo, Audi, Bentley, Fiat, Ford, Renault ou Nissan.
O Android Auto é, por conseguinte, uma solução que estará futuramente presente numa grande percentagem de viaturas no mundo, permitindo com que os condutores acedam facilmente a funcionalidades importantes dos seus telemóveis Android sem, contudo, menosprezar a segurança na estrada.
DEIXE UM COMENTÁRIO