Os chakras são centros energéticos do nosso corpo físico, por onde a energia deve fluir de forma saudável para mantermos a saúde e a nossa qualidade de vida.
A palavra original deriva de roda de luz, sendo que estes círculos são pontos de união do corpo físico ao corpo espiritual.
Quantos são os chakras?
No nosso corpo existem 7 chakras que se distribuem na nossa linha média desde a cabeça até à base da coluna. A energia concentra-se neles mas deve fluir de uns para os outros, tanto no sentido ascendente como descendente com o intuito de fazer a ligação entre o céu e a terra.
As energias telúricas governam os chakras inferiores (primeiro, segundo e terceiro chakra) e as energias celestes os chakras superiores (quinto, sexto e sétimo chakra). O quarto chakra faz a ligação dos chakras superiores e inferiores, tendo a capacidade de partilhar a nossa energia pessoal com o outro através do amor.
1º chakra – chakra da raiz (MULADHARA)
Localização: Base da coluna
Função: Sobrevivência
Cor: Vermelho
Bloqueios: Medo
Exercício para desbloquear: Realizar um pequeno relaxamento inicial (através de várias respirações lentas e profundas). Visualizar uma linha dourada que saí da base da coluna e vai direta ao centro da terra. Deixar que os medos apareceram na tela mental e libertá-los através da linha dourada devolvendo-os à terra. Quando deixarem de surgir medos na tela mental, pedir à Mãe Terra que limpe o chakra com a sua luz vermelha que sobe desde o centro da Terra até ao chakra da raiz. Manter esta visualização até sentir que este centro energético está energizado.
2º chakra – chakra sexual (SWADHISTANA)
Localização: Ventre – abaixo do umbigo Função: Regula o prazer de viver Cor: Laranja Bloqueios: Culpa
Exercício para desbloquear: Manter a linha dourada ligada ao centro da terra, tornar-se consciente de todas as culpas que o acompanham e devolvê-las à Terra. Perdoar-se é a palavra chave para desbloquear este chakra. Quando sentir que as culpas foram descarregadas, visualizar um tubo de luz laranja que chega direto na localização deste centro energético e absorver toda essa essa luz.
3º chakra – chakra do plexo solar (MANIPURA)
Localização: Entre o esterno e o umbigo Função: Regula as emoções, responsável pela auto-estima e auto-confiança Cor: Amarelo Bloqueios: Vergonha Exercício para desbloquear: Tornar-se consciente das suas vergonhas, quais foram as ações que o levaram à desilusão consigo próprio? Aceitar estas vergonhas e descarregá-las pelo fio dourado. Visualizar um tubo de luz amarela que chega direto na localização do chakra e absorver toda essa essa luz através da respiração.
4º chakra – Chakra do Coração (ANAHATA)
Localização: No centro do peito Função: Capacidade de amar Cor: rosa/verde Bloqueios: Apego / tristeza
Exercício para desbloquear: Fragilizar-nos é a palavra de ordem para curar o nosso chakra central, permitir que toda a tristeza surja na tela mental permitindo que ela seja absorvida pela luz verde que o chakra recebe a partir de um tubo de luz localizado mesmo à sua frente. Quando sentir um peso a sair do peito, abrir-se ao amor recebendo a luz rosa brilhante que o tubo passou a emitir.
5º chakra – chakra laríngeo (VISHUDDA)
Localização: Garganta
Função: Comunicação verdadeira
Cor: Azul claro
Bloqueios: Mentiras (especialmente as que contamos a nós próprios)
Exercício para desbloquear: Que parte de si está a negar? Que caminho ou missão não consegue aceitar como seu/sua? Confrontar-se consigo próprio e aceitar a sua natureza. Elevar esse sentimento através de um fio branco que está ligado ao céu. Quando sentir aceitação em si próprio receber um tubo de luz azul claro e deixar que essa luz limpe e ative este chakra.
6º Chakra – Chakra do Terceiro Olho (AJÑA)
Localização: Entre os olhos Função: Auto-análise Cor: Indígo Bloqueios: Ilusão
Exercício para desbloquear: Observar todos os opostos que consideramos separados, todas as pessoas e situações que não compreendemos e aceitar que somos todos um. A principal ilusão que vivemos é a da separação. É necessário aceitar que todos somos parte do mesmo. Quando esta aceitação chegar, elevar esse sentimento ao céu através de um fio branco e visualizar um tubo de luz da cor indígo a preencher a zona deste centro energético.
7º chakra – Chakra Coronário (SAHASRARA)
Localização: Centro da cabeça Função: Ligação ao mundo espiritual/pensamento Cor: Violeta Bloqueios: Apegos à materia
Exercício para desbloquear: Refletir sobre o que o prende ao mundo material, libertar-se desse apego é fundamental para se abrir à consciência cósmica. Visualizar uma sol brilhante que emana uma luz branca, deixar que essa luz cai sobre o topo da cabeça energizando o chakra coronário e todo o corpo. Terminar a limpeza com 3 inspirações profundas e com um profundo agradecimento pela oportunidade de estar vivo.
Porque é tão importante trabalhar os chakras?
Quando um dos chakras está bloqueado por alguma das emoções a ele associadas, este irá interferir em todo sistema energético do nosso corpo não permitindo que a energia flua devidamente através dos meridianos que o constituem, assim sendo, o corpo físico fica vulnerável a doenças e o corpo emocional impede-nos de alcançar estados de felicidade e prazer em viver.
Existem muitas formas de trabalhar os chakras através de várias terapias alternativas e cada um deve escolher a que mais sentido fizer à sua vontade interior. Contudo, o mais importante é estar atento às emoções que emergem a partir de nós próprios em confronto com as situações da vida.
Manter os chakras com energia renovada e fluente aproxima-nos dos nossos sonhos e aumenta a possibilidade de nos sentirmos felizes e completos. Permite-nos mantermo-nos centrados no nosso caminho que nos levará a cumprir a nossa missão de vida.
Existem alguns testes que o podem ajudar a perceber quais os chakras que precisa trabalhar, veja aqui um exemplo.
Imagem: Google Images
DEIXE UM COMENTÁRIO