Também afectam os homens mas, nas suas mais diversas formas, as estrias afectam principalmente as mulheres para quem são um fardo para a sua auto-estima, levando à procura de diversas soluções de tratamento para estrias.
As estrias na gravidez são de facto um problema para a maioria nas mulheres, ainda que possam surgir em qualquer idade, inclusivamente durante a adolescência.
Ora tal concepção não poderia estar mais longe da verdade. Afinal, hoje qualquer mulher pode encontrar facilmente o tratamento para estrias mais adequado a si, por preços diversos e metodologias díspares. Basta consultar um dermatologista experiente para aconselhamento profissional.
A verdade é que longe vão os anos em que as amigas partilhavam segredos e conselhos para a eliminação das estrias durante aquelas tardes na praia em que os bikinis reveladores davam lugar aos fatos de banho para esconder as mazelas provocadas pela gravidez. A dermatologia actual evoluiu até ao ponto em que qualquer mulher pode encontrar o tratamento adequado para si. Clínicas estéticas não são só para famosos e vaidade, não é?
Tratamento para estrias: extensas possibilidades.
Como as estrias são provocadas pelo rompimento das fibras elásticas da pele, correspondem efectivamente a um processo que deixa cicatrizes cutâneas, pelo que o tratamento para estrias pode ser obrigatoriamente um processo multifacetado que vai muito para lá da manutenção com cremes.
Na sua fase mais recente, a coloração vermelha das estrias reflecte a sua componente vascular, e é pela coagulação dos vasos sanguíneos que o tratamento começará. Esta coagulação pode ser feita através tratamentos laser. O laser também pode ser utilizado no tratamento das cicatrizes propriamente ditas, através de uma forma específica de laser, o laser de CO2.
A fisionomia das estrias é – grosso modo – constituída por fibras de colagénio e elastina. Uma vez quebradas, estas fibras reorganizam-se de um modo caótico.
O tratamento laser de estrias tem por isso a função de estimular as zonas afectadas para que produzam novos tecidos e fibras de colagénio organizadas.
A aplicação tópica de retinóides tem exactamente a mesma função. Existem outras modalidades no mundo do tratamento para estrias, caso das massagens diárias nas zonas afectadas com vista à promoção da circulação sanguínea, ou a microdermoabrasão, provando que as estrias não são um problema insolúvel.
Em qualquer um dos casos, o importante num tratamento para estrias é a sua precocidade, já que quanto mais estabilizadas as cicatrizes, mais difícil será de obter um tratamento eficaz. Nestes casos, será necessário um procedimento mais agressivo que inclui mesoterapia ou peeling profundo, mas que não só exigirá alguma convalescença como disponibilidade de tempo muita paciência.
O melhor tratamento para estrias é mesmo: a prevenção.
Se quiser saber mais sobre as causas das estrias, o melhor é mesmo contactar um dermatologista. Isto porque sendo as causas das estrias variadas, um tratamento que não seja acompanhado de mudanças comportamentais e de hábitos não impedirá as estrias de voltarem a surgir. E este acompanhamento completo só mesmo um profissional poderá prescrever adequadamente.
Existem no entanto alguns passos que pode tomar para prevenir o surgimento de estrias, como a utilização diária de hidratantes com colagénio e elastina. Este é um comportamento altamente recomendado, mas a sua eficácia é estritamente preventiva e os efeitos após o surgimento de estrias não são encorajadores, uma vez que os tecidos afectados possuem em qualquer caso tanto o colagénio, quanto a elastina, mas numa disposição desorganizada.
Neste momento, só a destruição desses tecidos e a sua posterior regeneração constituirão um tratamento para estrias com resultados positivos.
Nunca é demais evitar a entrada e saída constante de dietas. Ganhar e perder peso consecutivamente irá fazer pior pela sua pele que qualquer gravidez.
Existem outras causas quanto às quais pouco poderemos fazer, é o caso do desenvolvimento acelerado na adolescência ou a gravidez. Por isso contacte sempre um dermatologista para melhor se aconselhar e tratar. É certo que a dermatologia é a especialidade esquecida nas comparticipações e por isso os seus tratamentos e produtos podem revelar-se extremamente onerosos.
Contudo, consultar uma clínica de dermatologia irá poupar-lhe muito do dinheiro que de outro modo gastaria em cremes caros em farmácias ou supermercados, mas cuja eficácia só é real quando coadjuvando um tratamento dermatológico mais extenso!
A profusão de clínicas dermatológicas significa hoje em dia que as opções de tratamento para estrias são amplas e não é difícil obter uma consulta com um dermatologista e eventualmente agendar um tratamento.