Qual é a importância dos ventiladores para recuperadores de calor?
Os ventiladores para recuperadores de calor são uma componente essencial neste tipo de aquecimentos. Afinal de contas, é através destes equipamentos que se consegue efectuar uma ventilação forçada e garantir a circulação de ar.
É que quando a caixa-de-ar dos recuperadores (ou seja, a estrutura que se situa entre o corpo dos aquecimentos e o cárter dos equipamentos) emana calor, há um ar que acaba por se perder e, graças aos ventiladores para recuperadores de calor, torna-se possível que o ar circule de forma mais rápida por essa caixa.
Dessa maneira, acaba por se retirar mais fogo, evitando-se, ao mesmo tempo, que se perca uma importante quantidade de calor pela chaminé.
No entanto, a necessidade de recorrer a ventiladores para recuperadores de calor depende sempre da dimensão de cada um dos equipamentos e do tamanho do espaço que se pretende aquecer. Por exemplo, os recuperadores de calor maiores têm uma menor dependência de um ventilador, caso o objectivo seja aquecer apenas uma divisão da habitação.
Por outro lado, se se pretende fornecer calor a uma grande parte da casa – ou até mesmo a toda a habitação -, o melhor é recorrer mesmo a ventiladores para recuperadores de calor. A destacar que quanto maior for o equipamento, maior será a sua necessidade de alimentação de lenha.
De resto, quando é instalado sem qualquer ventilação, este tipo de recuperadores exige umas grandes entradas e saídas de ar para potenciar a sua convecção, isto é, a transferência de energia calorífica.
Que tipos de ventiladores para recuperadores de calor é que existem?
É possível optar entre dois tipos de ventiladores para recuperadores de calor. Destaquemos, em primeiro lugar, os exaustores. Trata-se de uns ventiladores que trabalham em depressão, isto é, extraem ar da câmara de aquecimento do recuperador. Este género de ventilação é frequente tanto nos equipamentos com cárter, como naqueles que não possuem cárter.
Como a própria designação já faz antever, os insufladores têm a capacidade de insuflar ar na câmara de aquecimento dos recuperadores de calor. Este tipo de ventiladores somente funciona naqueles equipamentos com cárter. A acrescentar que, com os insufladores, torna-se possível instalar os ventiladores para recuperadores de calor até na área exterior da habitação. Afinal, seguidamente, o ar é transportado para o espaço interior, com recurso a uma conduta.
Finalmente, fique ainda a saber que a potência das turbinas dos ventiladores para recuperadores de calor varia conforme a potência dos próprios equipamentos: sendo assim, quanto maior for a área de ferro exposto ao fogo, maior será a recuperação e mais potente serão as turbinas.
Conclusão: os ventiladores para recuperadores de calor conseguem aproveitar da melhor forma o calor produzido, havendo, por consequência, um maior aproveitamento de energia.
DEIXE UM COMENTÁRIO