Utilizar álcool sólido é apenas uma das dicas de segurança num barbecue. Conheça as restantes
Na preparação de qualquer barbecue, é fundamental que a sua atenção esteja tão desperta como o apetite! A verdade é que todos os que têm que preparar um barbecue inesquecível só podem seguir obrigatoriamente um conjunto de dicas de segurança para garantir excelentes momentos à mesa.
Tudo começa quando se acende a brasa do grelhador. Neste primeiro passo, o melhor é que se evite o uso de álcool líquido ou de qualquer combustível. Afinal de contas, estas substâncias espalham-se muito facilmente e é bem provável que provoquem queimaduras graves. Mas o que utilizar em alternativa? Álcool sólido, um produto que é menos inflamável e mais eficaz, uma vez que se concentra no local desejado. Por outro lado, é completamente proibido lançar água nos grelhadores, quando estes ainda estiverem quentes, para que se evite muita fumaça.
Para receber os seus convidados da maneira mais correcta, é melhor ter a certeza de que as facas estão extremamente bem afiadas para que se dê um acabamento mais bonito ao churrasco.
No final do barbecue, é aconselhável que se limpe a churrasqueira o quanto antes: se deixar para o dia seguinte, é mais difícil tirar toda a gordura do aparelho.
Espetadas de carne com vegetais asseguram um barbecue saudável
Paralelamente a estas regras de segurança, um barbecue «de cinco estrelas» só pode servir ingredientes saudáveis. Sim, leu bem: é possível conciliar numa mesma frase as expressões «barbecue» e «saudáveis». E é até mais fácil do que poderá imaginar!
Quem deseja ficar em linha, mas não resiste a um delicioso churrasco repleto de carnes, pode sempre apontar esta dica: marinar estes produtos, deixando que os alimentos permaneçam temperados ao longo de várias horas, antes que se inicie o barbecue. Sendo assim, as carnes ficam mais saborosas e deixa de ser necessário utilizar molhos super calóricos. Ervas a gosto, alho, vinho branco ou cerveja são alguns dos temperos mais aconselháveis. A evitar o sal, que, na verdade, torna a carne mais rija. Este condimento apenas será utilizado na altura do barbecue.
Para acompanhar a carne extremamente bem temperada, um churrasco saudável deve incluir pimentos, espargos, cebola e beringela, entre tantos outros ingredientes. Aliás, é comum preparar-se umas espetadas que alternam entre uns pedaços de carne e esses vegetais e que até são bastante saborosas!
Fique com o último conselho: evite – ao máximo – provar aquelas riscas pretas que se formam no exterior da carne: é que se trata de substâncias com potencial risco cancerígeno. Mas se for inevitável, concilie com uma boa quantidade de salada: os antioxidantes conseguem combater as componentes cancerígenas existentes na carne.
DEIXE UM COMENTÁRIO