Uma rinoplastia é uma cirurgia do nariz, ou seja, uma operação plástica que tem por objectivo alterar a forma do nariz. Através dela o nariz pode ser aumentado, diminuído, ou reconstruído. A rinoplastia pode ser feita por duas razões:
- razões funcionais, que dizem respeito a complicações no funcionamento do nariz, como dificuldades na respiração, ou problemas no olfato, ou congestão nasal, entre outros.
- razões estéticas, nestas podemos incluir casos de reconstrução do nariz devido a acidente, ou o facto de pura e simplesmente não estarmos conformadas com o aspeto nariz que temos.
Como é feita a rinoplastia?
Existem duas técnicas para executar a rinoplastia: a aberta e a fechada. Como não sou uma especialista, vou apenas fazer uma pequena descrição das técnicas existentes, caso tenham dúvidas podem ir ao site da Dr. Luísa Magalhães Ramos que, melhor do que eu, poderá esclarecê-las.
Na técnica aberta a incisão para se fazer cirurgia do nariz é feita na columela, o tecido mole que separa as narinas. Embora o corte seja feito na parte de fora do nariz a sua cicatrização é rápida e fica impercetível passadas umas semanas. Na rinoplastia fechada é incisão é feita na parte de dentro do nariz, sendo que a cicatriz fica escondida.
A partir das incisões os médicos poderão acrescentar ou remover os tecidos, conforme o que foi acordado com o paciente.
Como é feita a recuperação?
Em primeiro lugar dizem que a rinoplastia é das cirurgias plásticas menos dolorosas que se pode fazer, como nunca fiz outra não posso confirmar, mas posso confirmar que realmente não se sente muita dor. Logo após a cirurgia do nariz, temos de andar três dias a respirar pela boca e com tampões no nariz. Nos primeiros dias o edema (inchaço) tende a aumentar e a surgir vermelhidão nos olhos, mas isto são tudo consequências normais da operação e que desaparecem com o tempo. Eu tive que usar uma tala, mas isto não acontece em todos os casos. Resumindo e concluindo, ao fim de duas semanas estava pronta para outra – não que precisasse.
O que é que a rinoplastia pode fazer por si?
Para lhe explicar o que a rinoplastia pode fazer por si, vou lhe contar o que fez por mim. Eu não gostava do meu nariz, era grande, abatatado e achava que ele escondia o resto do meu rosto. Contudo, nunca me tinha passado pela cabeça fazer uma intervenção plástica. Até que tive uns problemas respiratórios e o meu otorrino sugeriu-me que fizesse uma rinoplastia, para corrigir um desvio no septo nasal. Quando cheguei a casa fiz uma busca na Internet e descobri que a rinoplastia era uma cirurgia plástica.
Na consulta a seguinte perguntei ao meu se não podíamos mudar o espeto do meu nariz durante a rinoplastia. Disse-me que sim, mas que devia primeiro falar com um cirurgião plástico e recomendou-me a Dra. Luísa Magalhães Ramos. Marquei uma consulta com a Dra. Luísa de onde saí bem esclarecida em relação ao que podia fazer e a sonhar com o meu novo nariz. Em poucos meses ela e o meu otorrino marcaram a data da cirurgia do nariz.
Logo a seguir à minha cirurgia do nariz, deu logo para ver que a minha batata já tinha ido à vida, mas só passados praticamente dois meses é que pude ver os resultados finais. Agora o meu nariz já se parece com um nariz, fiquei estupefacta com o resultado e a única coisa de que me arrependo é de não ter feito a minha rinoplastia mais cedo.
Caso esteja a pensar fazer uma rinoplastia, não adie, marque já a sua consulta com a Dra. Luísa Magalhães Ramos.
Ligue 910 812 992 ou 210 999 138 ou envie um email para cirurgiaplastica.pt@gmail.
DEIXE UM COMENTÁRIO