No mercado da energia, é evidente a tendência na aposta em fontes inesgotáveis, como o Sol. Daí que seja interessante conhecer quais são as principais vantagens e desvantagens da energia solar para saber se esta é mesmo a melhor opção para o seu dia-a-dia ou se é preferível optar por um outro meio de obtenção de electricidade.
Sentido prático é uma das principais vantagens da energia solar
Ser limpa. Este é um dos benefícios de destaque da energia solar, visto que esta fonte não prejudica nem o meio ambiente, nem a saúde das pessoas. O motivo é evidente: a inexistência de emissão de gases poluentes e de outros tipos de resíduos.
No entanto, a energia solar também faz bem aos bolsos dos consumidores: há um reduzido custo de manutenção dos aparelhos que são utilizados.
Por outro lado, esta fonte renovável, resistente e fiável é bastante indicada para áreas de acesso complexo: a sua instalação não implica investimentos avultados em linhas de transmissão. Além disso, os equipamentos podem ser instalados em habitações, o que diminui o custo da conta de energia eléctrica.
Quando se aborda as vantagens e desvantagens da energia solar, é preciso sublinhar que esta fonte é viável em praticamente todo o território nos países tropicais, sem esquecer que os aparelhos que captam esta energia se distinguem por serem silenciosos, não causando uma poluição sonora.
O sentido prático é mesmo uma das principais vantagens da energia solar, visto que os painéis solares – o meio por excelência para a conversão em electricidade – são instalados normalmente nos telhados dos prédios ou das casas. Logo, não se ocupa um espaço que poderia ser utilizado para outras finalidades.
Finalmente, cada consumidor pode adaptar as suas necessidades à captação de energia solar. Sendo assim, se precisar de uma maior quantidade de energia, basta acrescentar um maior número de painéis.
Quais são as principais desvantagens da energia solar?
- A energia solar conta com preços mais elevados, se compararmos com outras fontes de energia. A aquisição dos painéis é dispendiosa, requerendo um elevado investimento inicial. Porém, é recompensador, face a uma diminuição nas contas de água, de electricidade e de gás que pode mesmo alcançar os 80%.
- A energia solar conta com uma séria limitação: nos dias nublados, existe uma redução da produção de electricidade. O mesmo acontece com os períodos nocturnos, com as áreas com uma latitude média ou elevada e com aquelas cidades que possuem elevados graus de poluição.
- A energia solar conta com uma forma de armazenamento pouco eficaz. Daí que seja mais aconselhável para uma utilização doméstica.
- A energia solar conta com um impacto negativo na natureza ao seu redor, nos processos de biodiversidade, nos habitats naturais das espécies e no funcionamento dos ecossistemas. Esta desvantagem é evidente nos painéis com maiores dimensões.
DEIXE UM COMENTÁRIO