Muitas pessoas não sabem, mas a arginina é um dos aminoácidos mais importantes para o corpo humano, sendo ingerido em pequenas quantidades através de uma alimentação variada e equilibrada.
Este aminoácido é extremamente importante para o correto funcionamento do organismo, prevenindo diversos problemas nomeadamente do foro cardíaco, do foro arterial, problemas de visão (como é o caso dos glaucomas), entre muitos outros.
Um fator interessante que muitas pessoas não sabem, é que a arginina é um regulador natural dos níveis de sódio no corpo (ou seja, de sal). Assim sendo, a ingestão diária de alimentos ou suplementos com arginina ajuda a diminuir a retenção de líquidos do organismo.
Alimentos ricos em arginina e principais benefícios para a saúde
Tal como todos os nutriente e aminoácidos, a arginina pode ser encontrada em diversos alimentos que fazem parte da nossa alimentação diária. Alguns dos alimentos onde a pode encontrar são:
- Iogurtes;
- Queijos;
- Pão integral;
- Nozes;
- Avelãs;
- Feijão;
- Milho;
- Carnes brancas e vermelhas;
- Peixes;
- Aveia
Muitas pessoas, devido às restrições alimentares podem não consumir as quantidades necessárias, precisando por isso de comprar arginina, de forma a fornecerem ao organismo as quantidades mínimas necessárias para o seu correto funcionamento.
Tal como dissemos anteriormente, existem diversos benefícios associados ao consumo correto do mesmo, sendo os seguintes os principais:
- Diminuição da diabetes;
- Melhoria da arteriosclerose;
- Melhoria da fertilidade masculina;
- Rapidez na cicatrização de feridas ou lesões musculares;
- Melhoria de distúrbios do sistema imunológico;
- Aumento da massa muscular.
É importante ter em conta que a falta de arginina no organismo, pode eventualmente e a longo prazo, trazer-lhe diversas complicações, nomeadamente no que respeita a circulação sanguínea, disfunção erétil, arteriosclerose, maior suscetibilidade a infeções diversas, entre muitas outras.
Como pode ver, este aminoácido é de extrema importância para o seu organismo, e por isso mesmo deve ter sempre em conta o seu consumo. Embora todas as pessoas necessitem de ingerir as doses mínimas recomendadas diariamente (entre 6 a 8 gramas), existem alguns casos em que o consumo é ainda mais importante, como é o caso de:
- Desportivas (sejam ou não profissionais);
- Grávidas;
- Fumadores;
- Crianças e adolescentes;
- Idosos;
- Pessoas com doenças cardiovasculares;
- Homens com disfunções eréteis.
Como vê a arginina é bastante importante para o organismo e para a sua saúde, não devendo o seu consumo ser descurado. Se não consegue ingerir as doses recomendadas através da alimentação, pondere seriamente a toma de suplementos de forma a fornecer ao organismo tudo o que este necessita para o seu correto funcionamento.
DEIXE UM COMENTÁRIO