O Mundo
enorme e do grande mercado do Tuning pode apreciar-se claramente no cinema: os três filmes da série The Fast and the Furious são os mais populares e a história serve apenas para justificar o ambiente em que acontecem, mostrando a realidade do tuning nos Estados Unidos, isto é, apesar de aparecerem carros verdadeiramente surpreendentes, e bem transformados, raramente no filme se aborda a vertente da modificação – dando-se mais ênfase à condução fora da lei nas ruas das cidades.
Afinal de velocidade é mesmo para isso que serve o tuning que pouco terá que ver com criminalidade ou máfia num outro sentido (e isto sem querer, obviamente, incentivar a ilegalidade das corridas). O que vem ao caso é que todos os carros são reais e muitas vezes foram filmados com os donos ao volante. A produtora do filme recrutou os carros através do NIRA (National Import Racing Association) e, curioso, apareceram mais de mil e quinhentos carros para uma selecção de cento e cinquenta que surgem no filme.
Nem mais: divulgação do Tuning
Estes filmes trouxeram a divulgação do tuning e da espectacularidade da alteração dos carros. Também na televisão, a série Initial-D, criada no japão, teve um enorme sucesso ao dar destaque às corridas ilegais nas estradas sinuosas de montanha em estilo de condução drift – que se baseia em derrapagens controladas.
Mercado tuning
O tuning tem vindo a crescer de importância no mercado automóvel e dos seus acessórios. Cada vez mais há mais novos produtos e novas empresas no mercado – o que significa ser este um negócio próspero. Ademais, tem igualmente vindo a aumentar o número de eventos, como exposições, que mostram as criações e novas tendências do tuning.
Eventos e Exposições para o negócio
Eventos como o SEMA Show (EUA), Salão de Essen (Alemanha), Paris Tuning Show (França), Salão de Tokio (Japão), etc divulgam e mostram ao mundo o tuning e os acessórios para automóveis. Estas acções representam um grande estímulo para o mercado do tuning, visto que são organizadas com várias e grandes empresas quer se dedicam a este negócio. Assiste-se mesmo à diversificação das possibilidades de personificação em algumas marcas de automóveis – através da disponibilização de catálogos de acessórios e componentes – o que comprova a importância deste negócio do tuning na actualidade.
O empurrão da Imprensa ao tuning
Revistas, vários idiomas, tuning e car audio em qualquer esquina – é ou não é? Quer algo mais específico relativo àquele automóvel e àquela marca em particular? Pois, é só procurar. E pouco. Prefere livros específicos sobre os diversos tipos de alterações nos motores, nos chassis e na carroçaria dos carros? Pois que também não é nadinha difícil de encontrar.
Olinda de Freitas says
obrigada!