Sobretudo Saber Mais Sobre Tudo

Comunidade onde podemos debater todos os assuntos, todas as matérias, todas as áreas, a todo o momento. Partilhar, debater e aprender. Saiba mais

  • ARTE
  • NEGÓCIOS
  • LAZER
  • CONHECIMENTO
  • AMBIENTE
  • DESPORTO
  • SAÚDE

Marco de Canavezes: Guardai-a porque a cana é boa às vezes!

21 de April de 2019 by olinda de freitas Leave a Comment

Marco de Canaveses

Está numa de anho assado com arroz de forno?

Marco de Canaveses é o sítio certo, pois claro, em sabores típicos sem ser de ocasião. Anho assado com arroz de forno, fatias do freixo e o vinho verde, são presenças assíduas na ementa dos restaurantes da terra que se esforça por dinamizar a Rota dos Vinhos do Marco e dos restaurantes concelhios.

Saia de manhã cedo

Para conhecer e deliciar-se com os encantos do palato do Marco de Canavezes e, já que está pela cidade, aproveite também para visitar a Igreja de Santa Maria, da autoria de Siza Vieira, e a cidade romana de Tongobriga. É um apreciador de musica tradicional? Mais uma razão para ir, já que a autarquia promove inúmeros eventos.

Topónimo sem véu

De onde surgiu o nome desta linda cidade que é Marco de Canavezes é o que passo a explicar. Pela abundância, de outros tempos, de cânhamo na região terá surgido Canavezes, plural de canavês que é cânhamo, em alusão à sua cultura. E Marco? Diz-se, eu não estou cá para inventar a não ser sentidos, terá derivado de uma marca de pedra, divisória das freguesias de Fornos, de S. Nicolau e de Tuias.

Uma outra explicação para o topónimo tem origem numa lenda. Conta-se que a rainha D. Mafalda teria passado pelas obras da ponte que mandara construir e, cheiinha de sede, pediu água aos pedreiros. Como o acesso ao rio era muito difícil, um deles, delicadíssimo, ofereceu uma cana para que a rainha bebesse directamente do rio. A rainha, ao devolvê-la, terá dito “Guardai-a porque a cana é boa às vezes”: eis a minha tão querida oralidade a tomar conta da língua.

(agora até dá vontade de lembrar Saramago. mas adiante.)

Resquícios históricos em Marco de Canavezes

Remonta a épocas bastante recuadas o povoamento do território a que corresponde o actual concelho do Marco de Canaveses. Foram encontrados importantes vestígios do período neolítico, nomeadamente alguns monumentos funerários. Do tempo da ocupação romana chegaram até nós, e aos nossos dias, os vestígios de Tongobriga – uma povoação romana de que restam as termas, o fórum, algumas zonas habitacionais e uma necrópole.

Mas falar da história do Concelho é tocar na história da velha vila de Canaveses. Mendo Gil terá sido, pelo que se conhece, o seu primeiro administrador. Entre 1255 e 1384, o senhorio pertenceu a D. Gonçalo Garcia e aos seus descendentes. Em 1384, D. João I deu-o a João Rodrigues Pereira, parente de Nuno Álvares e depois, já no reinado de D. João II, era posse da coroa, sendo um meirinho nomeado pelo rei que administrava e nomeava os juízes, procuradores e tabeliães. No século XIX, foi integrada no concelho de Soalhães e em meados do mesmo século, no de Marco.

O concelho do Marco de Canaveses foi, então, criado em 1852 por decreto de D. Maria II que anexava os concelhos de Benviver, Canaveses, Soalhães, Portocarreiro e parte dos de Gouveia e Santa Cruz de Riba Tâmega. A vila foi, finalmente, elevada a cidade do Marco de Canavezes em 1993.

Marco de Canavezes, tranquilo dormitório

Próxima do Grande Porto, serve de residência a muitos dos que procuram – tudo – a tranquilidade e a ruralidade perto da urbanidade.

Portanto, já sabe: ir ao Marco de Canavezes é para acrescentar à lista do ir para fora cá dentro, está bem?

Imagem

Filed Under: Uncategorized Tagged With: anho ssado com arroz de forno, Igreja de Santa Maria, Marco de Canavezes, restauração, restaurantes, Rota dos Vinhos do Marco, Siza Vieira, vinho verde

DEIXE UM COMENTÁRIO Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Vários tipos de corredor de plutão nas provas populares de atletismo.

Olá a todos, venho escrever uma cronica sobre os vários corredores de plutão que podemos encontrar nas mais variadas provas de atletismo popular que actualmente temos no nosso país. Como já deve [Continuar a Ler]

DESPORTO

Tags

actividades culturais agências de viagem alojamento alojamento mobilado para turistas Ambiente amor Arcos de Valdevez bares campos de férias colocação de pessoal Cultura defesa do ambiente desemprego estágio Europa experiências pessoais frustração férias História investigação científica livros locais de alojamento locais de alojamento de curta duração Marketing Digital mergulhadores operadores turísticos parques de campismo parques de caravanismo poluição quente e frio restaurantes saúde selecção de pessoal serviços de reservas Sociedade Spa topmic turismo Trabalho trabalho temporário turismo turismo no espaço rural veículos veículos automóveis viagens à volta do mundo água

CONTACTE-NOS

Pesquise

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme on Genesis Framework · WordPress · Log in