Apesar de se assemelhar a uma típica telha, a Tegola Solare é uma telha solar em cerâmica, ao contar com quatro células fotovoltaicas que convertem a luz do Sol em energia eléctrica. Além de ser uma opção prática, porque é fácil de substituir quando ocorre alguma avaria, este meio de energia é mais estético, em relação aos tradicionais, pesados, obtusos e grandes painéis solares, porque não destoa das restantes telhas, evitando um impacto visual negativo.
Sendo assim, esta telha solar desenvolvida pelas firmas italianas REM e Area Industrie Ceramiche tem uma vantagem de relevo: conserva a estética das telhas convencionais.
Telha solar Tegola Solare destaca-se pela sua instalação eficaz e pelos seus materiais resistentes
Através da telha solar, as partículas da luz do Sol deslocam os electrões das telhas semicondutoras e que conseguem gerar electricidade. Esta alternativa gera 3 kilowatts de energia num espaço com 40 metros quadrados, ou seja, tem capacidade para satisfazer as necessidades energéticas de qualquer habitação. Por cada centena de telhas solares, é gerado 1 kilowatt.
Por outro lado, a Tegola Solare é instalada mais facilmente do que os painéis solares – o processo é igual à colocação de umas telhas normais. Quando estas telhas são colocadas, existe igualmente um acoplamento mecânico e uma ligação eléctrica. A energia é gerida a partir de um mecanismo que controla, mede e encontra possíveis avarias – são informações que podem ser transferidas para um computador, recorrendo-se a uma ligação USB.
Caso ocorra uma avaria, só é necessário retirar a célula fotovoltaica danificada. Logo, nem sequer é preciso colocar novas telhas ou trocá-las. Sendo assim, também é possível trocar as células por elementos que sejam mais eficazes, sem que o telhado tenha de ser refeito. Para a prevenção de uma possível deterioração, cada uma das telhas inclui materiais resistentes.
Aliança entre sustentabilidade e harmonia estética aumenta o hábito de obter energia a partir do Sol
A destacar que quanto maior for a área do telhado, maior será a captação da luz solar. Este é um critério que vai variando, perante o desejo do proprietário de cada uma das residências.
Embora conte com este leque de vantagens, a telha solar é mais dispendiosa, se compararmos com as típicas placas.
Ao unir sustentabilidade com harmonia estética, os criadores desta telha solar pretendem aumentar o hábito de obter energia através do Sol, uma fonte inesgotável e renovável.
Esse objectivo já foi atingido pelo menos na Itália, mais particularmente em Veneza, onde a maior parte das telhas já foram colocadas. A lembrar que a Itália é um país com muitas casas antigas e os centros históricos devem respeitar algumas regras de preservação: daí que em certos locais seja proibido por lei colocar painéis solares e esta telha surja como uma opção viável para salvaguardar séculos de arquitectura.
Fonte: Boas Notícias
DEIXE UM COMENTÁRIO