Condimentos, sabor intenso, especiarias, mistura explosiva de temperos e muita cor. Assim se define a cozinha indiana. Este género de culinária está espalhado um pouco por todo o mundo e, em Portugal, existem vários restaurantes especializados neste estilo de cozinha. É o retrato de uma cultura que recorre a vários temperos e ervas, que juntos têm como resultado uma fusão de sabores e cores.
A Índia tem uma versão de culinária muito específica e por vezes nem todas as pessoas gostam, devido aos paladares muito fortes. Porém, há quem prove e adore ao ponto de querer descobrir mais sobre esta cozinha. Existem receitas e workshops sobre comida indiana para quem deseja aprender mais e quer ser capaz de preparar estas refeições em casa.
As técnicas variam de região para região e representam toda a imensidão de território e diversidade da Índia. Esta cozinha tem muitas especificidades, onde a cultura religiosa tem um enorme peso. Degustar e aprender a elaborar pratos de sabores indianos significa aprender um pouco mais sobre este país singular.
A cozinha indiana tem uma mistura excecional de especiarias
As trocas comerciais entre a Índia e a Europa deram origem a boa parte das receitas que hoje conhecemos e internacionalizaram a gastronomia. Hoje é fácil encontrar bons restaurantes indianos, uns mais adaptados à cultura ocidental, outros mais genuínos. A escolha depende do paladar do cliente.
Foi graças aos portugueses, que pela mão de Vasco da Gama descobriram o caminho marítimo para a Índia, que chegaram mais tarde os franceses e neerlandeses. Daí, existir uma fusão de sabores tão distintos e a Índia ser um ponto de encontro de especiarias oriundas de culturas tão diversas.
A preparação e confeção de iguarias indianas consiste numa ação de devoção, em que a comida é uma celebração, um agradecimento aos deuses. Portanto, é preciso ter muita paixão pela culinária para se criar bons pratos.
Sabores indianos influenciam a cozinha asiática
Sabia que há restaurantes de cozinha indiana galardoados com estrela Michelin? O chef Vineet Bathia é um desses profissionais premiados e tem dois espaços dedicados aos sabores da Índia: um em Londres e outro em Genebra. Isabel Angelino visitou este último e conta no seu blog tudo sobre o que merece ser provado e degustado.
O facto de ter um espaço em Londres resulta da influência dos ingleses nesta gastronomia. As interações entre mongóis e britânicos deram origem a uma panóplia de pratos de comida tipicamente indiana. As especiarias são a base desta culinária, que deve o sabor e aroma às propriedades destes condimentos, açafrão, alho, anis, mostarda, gengibre, cardamomo, coentro, cravo-da-índia, cominhos ou açafrão de terra são alguns dos temperos mais comuns e que foram gradualmente incluídos na gastronomia ocidental.
Estas especiarias não são apenas usadas para temperar. Cada uma tem uma função muito específica, sendo que algumas têm até propriedades medicinais. Ao contrário do que alguns pensam, a comida indiana pode ser de fácil digestão desde que os condimentos sejam usados na medida certa. A maioria dos seus alimentos tem efeitos benéficos para o aparelho respiratório, circulação sanguínea, problemas de digestão ou gástricos. Além disso, ainda fazem muito bem à pele. Só boas razões para provar os pratos indianos.
DEIXE UM COMENTÁRIO