Já alguma vez ouviu falar em miopia empresarial? Pois este é o termo que se utiliza para designar o facto de, quando estamos há demasiado tempo numa empresa, conseguirmos perceber com exatidão as suas qualidades e fraquezas. Esta miopia leva a que muitas empresas não detetem atempadamente as suas fragilidades, adiando o melhoramento dos seus processos, o que pode trazer gravdes consequências para um negócio. É precisamente isto que a consultadoria estratégica permite: o fortalecimento de uma empresa, com uma análise exata do seu contexto e uma implementação eficaz dos melhores processos de trabalho.
A consultadoria pode ser a lupa que falta ao seu negócio!
Sejamos francos: todos nós achamos que conseguimos analisar com mais exatidão o que se passa numa relação amorosa do que quem a está a viver. Então, por haveria de ser diferente quando pensamos no mercado empresarial? A verdade é que, ao recorrer a especialistas em consultadoria estratégica, as empresas conseguem garantir que profissionais isentos analisem o verdadeiro ambiente e contexto empresarial, ajudando assim no processo de diagnóstico das mais-valias e dos desvios existentes na cultura organizacional.
Mas, para além do diagnóstico exato, a consultadoria assegura ainda a mais assertiva e direcionada estratégia de um negócio, facilitando a conquista daquilo que garante o maior sucesso empresarial: ser estrategicamente inteligente e saudável. Ou seja, este serviço garante a máxima perceção do que está por trás das necessidades comerciais de uma empresa, ajustando o tipo de oferta ao nível de necessidades do mercado e dos consumidores.
O processo de consultadoria estratégica revela-se, assim, a antítese de um custo – pelo contrário, é um verdadeiro investimento na rentabilidade de qualquer empresa, permitindo a ativação de processos, ferramentas e sistemas que ajudarão a aumentar a sua produtividade, a sua eficácia e, consequentemente, a sua rentabilidade.
Como se processa a consultadoria estratégica?
O processo de consultadoria estratégica realiza-se, normalmente, em três fases:
- Diagnóstico: que envolve a análise cuidada da cultura organizacional, o ambiente organizacional, da estruturação interna, dos processos de trabalho, do mercado, da concorrência e do público-alvo (ao nível dos prescritores, decisores, compradores e utilizadores);
- Planificação estratégica: é precisamente depois do diagnóstico que se reunem as ferramentas necessárias para a elaboração da estratégia, que será definida com base no contexto auscultado e nas necessidades e expectativas do negócio;
- Implementação: definida e decida a planificação estratégica, passa-se então à fase de implementação, que é normalmente realizada em estrita parceria empresa/consultora.
A consultadoria estratégica é cada vez mais assente num verdadeiro processo de coaching, em que profissionais altamente especializados fazem uso da sintonização das ferramentas de gestão com os princípios da programação neurolinguística (PNL), permitindo potenciar o “eu” individual dos colaboradores e o “eu” coletivo da empresa. É precisamente através deste processo de reforço da identidade pessoal e grupal que se vão conseguir definir os métodos que permitirão efetivar o tão desejado processo de mudança.
Assim, a consultadoria estratégica permite alcançar uma série de resultados de elevada importância para a saúde de qualquer negócio:
- aumento da produtividade e da performance
- acréscimo de resultados
- melhoramento do trabalho em equipa
- retenção de talentos
- fixação de competências
- melhoria da relação custo-benefício
- aumento do conhecimento corporativo
- reforço da identidade empresarial
- aumento da rentabilidade.
É óbvio que, numa fase em que o mercado se encontra caraterizado por uma elevada sensibilidade e competitividade, as empresas estão cada vez mais enfocadas em obter os melhores resultados com a venda dos seus produtos e serviços. No entanto, o potenciar dos esforços comerciais apenas se consegue garantir, na maioria das vezes, com a aposta em serviços de consultadoria estratégica que garantam total isenção quanto à referida miopia empresarial.
Qual é, então, o objetivo da consultadoria estratégica? Definir e manter o rumo certo do seu negócio, com total transparência, isenção e enfoque na obtenção dos seus melhores resultados.
DEIXE UM COMENTÁRIO