Bora aí comer umas tapas? Esta parece ser a frase que levou ao mais recente boom de tascas/ restaurantes pelas cidades de Portugal. O conceito é bastante conhecido e apreciado na vizinha Espanha e parece que em Portugal se tornou na tendência do momento. As tapas ou também conhecidas como petiscos reúnem amigos e ficam muito bem acompanhadas com vinho.
Tantas tapas e nada para comer
As tapas são uma ótima escolha de final de tarde. Acabou de sair do trabalho e precisa de descontrair com o seu grupo de amigos antes de chegar a casa, ou é fim de semana e quer passar uma noite de Sábado diferente onde concilia jantar, vinho e amigos. Seja qual for a sua razão, as tapas são uma ótima escolha.
A tendência
A verdade é que as tapas, em geral têm um preço mais acessível que um jantar num restaurante e em tempos de crise, esta pode ser uma das razões que levou à abertura de tantos espaços dedicados às tapas. Neste tipo de tasca/ restaurante é possível experimentar dois ou três pratos pelo valor de um num restaurante convencional, com a vantagem de que a maioria destes espaços são bastante acolhedores e convidam ao convívio entre amigos, reunindo muitas vezes um espaço onde é possível comer ao mesmo tempo que se vê a preparação dos pratos na cozinha.
As opções
Neste tipo de espaço é possível escolher entre as tapas mais comuns como de enchidos, presunto ou queijos, até aos petiscos tradicionais que nos lembram a comida da avó, como favas com chouriço ou alheira frita. No geral, as cartas não são muito extensas dando umas cinco ou seis alternativas de pratos e umas tantas outras de sobremesas. O vinho é em geral o da casa, mas algumas tascas/restaurantes de tapas possibilitam uma carta de vinhos mais ou menos interessante.
Caro versus barato. Tradicional versus sofisticado
Se a sua ideia de comer tapas envolve pratos gourmet, confeccionados pelos melhores chefs e acompanhadas do melhor vinho, é natural que uma ida às tapas saia mais cara que um jantar no seu restaurante habitual, pois também existem espaços gourmet de tapas. Mas se a sua ideia é deliciar-se com uns petiscos tradicionais que lhe lembram a sua infância, acompanhados de um vinho acessível tanto ao bolso como ao paladar e onde possa usufruir de uma noite agradável com os seus amigos, então com cerca de 10- 15€ faz a festa. A ideia, é que possa ir às tapas tanto ao fim de um dia de trabalho como a um dia especial e que isso não lhe desequilibre o orçamento. Seja pela nova moda ou pela obrigatoriedade dos tempos de crise, a verdade é que esta tendência parece que veio para ficar.
Vai adorar se…
Por si comia enchidos e queijos todos os dias, não fosse o maldito colesterol; Se gosta de espaços acolhedores, sem pratos demasiado complicados; Se gosta de passar horas na conversa com os seus amigos acompanhados de um bom vinho e de uma boa tábua de enchidos; Se gosta de seguir tendências e ainda não visitou um espaço dedicado às tapas.
DEIXE UM COMENTÁRIO