A comida italiana é uma das opções culinárias estrangeiras que mais sucesso faz em Portugal e que conquistou o coração dos portugueses. O facto de se incluir igualmente na dieta mediterrânea contribui para que os sabores vão de encontro ao palato a que estamos habituados. Quem não gosta de uma boa lasanha ou pasta? Aliás, a massa é um excelente alimento para as refeições do verão, permitindo a criação de pratos pouco calóricos e muito saborosos.
A comida italiana tem origem na Grécia Antiga e no Império Romano. Foi com as conquistas e expedições destes povos, que a combinação de ingredientes desta cultura chegou a outras nações. Os próprios italianos acabaram por adotar ingredientes desses povos, passando a usar batatas, pimentões e os célebres tomates, que são usados em molhos, saladas, pizzas e em quase todos os pratos.
As receitas culinárias italianas são simples de confecionar
É uma das grandes vantagens da comida italiana. Estas são rápidas de confecionar e de elaboração simples. Regra geral usam no mesmo prato entre quatro a oito ingredientes. O tempero e a qualidade dos produtos fará a diferença entre um excelente prato ou algo razoável. Por exemplo, a manteiga é muito usada no norte, enquanto no sul de Itália é o azeite de oliva que tem mais procura.
As massas (ou pastas) são as que se apresentam com maior variedade, sendo o ingrediente comum a qualquer região italiana. Têm vários tamanhos e podem ser feitas com ovos, cortadas, secas, com comidas secas, etc. O que é quase garantido é que sejam polvilhadas com queijo parmesão. O acompanhamento pode ser carne, peixe, camarão, salmão, frutos do mar, vegetais, entre outros.
O salmão é um bom ingrediente para pratos italianos
A culinária italiana é sem dúvida um despertar de paladares, uma combinação de sabores únicos e deliciosos. Todos os pratos são uma fusão de texturas, aromas e cores. As ervas aromáticas e as especiarias são responsáveis pelos sabores fantásticos, pelo que são usadas tanto em massas, como no pão ou sopa.
As refeições desta região do Mediterrâneo tiram grande proveito da riqueza do mar. Camarões, frutos do mar ou salmão são produtos de excelência para esta cozinha. No blog de Isabel Angelino – Paixões de Isabel encontram-se receitas fáceis, rápidas e que usam estes ingredientes.
A apresentadora aprecia este estilo de cozinha e costuma partilhar as refeições que costuma preparar. Por exemplo, no seu blog há uma receita de cannellonni de salmão que é deliciosa e cujos ingredientes são fáceis de encontrar à venda. Para tal precisa apenas de dois lombos de salmão, limão, tomilho, quatro chalotas, quatro dentes de alho, 20 ml de vinho branco, 250 gr. de esparregado congelado, 150 gr . de queijo ricota, 500 ml de natas com salmão da Parmalat, 50 gr. queijo parmesão ralado, seis folhas de massa de lasanha fresca, sal q.b., pimenta q.b. e Azeite q.b. O modo de preparação está disponível no blog. Faça uma visita e conheça a preparação de outras receitas, como risoto ou esparguete com camarão. E bom apetite!
DEIXE UM COMENTÁRIO