Sabia que é possível combinar recuperadores de calor com caldeira?
Apesar de conseguirem funcionar de forma autónoma, os recuperadores de calor são um aquecimento que tem capacidade para se interligar com outros equipamentos para assegurar que as divisões de uma determinada habitação registam uma temperatura agradável, mesmo nas noites mais geladas de Inverno. Uma das complementaridades de destaque é os recuperadores de calor com caldeira de aquecimento central a gasóleo.
Graças a esta interligação, torna-se possível que o utilizador, quando chega a casa, acenda o recuperador de calor de aquecimento central e, de imediato, um termóstato desligue automaticamente a caldeira de gasóleo.
Sendo assim, existe uma maior poupança de combustível naquelas horas em que há mais consumo. Ou seja, a combinação de recuperadores de calor com caldeira é uma solução «amiga do ambiente» e económica, ao mesmo tempo.
Para além dos recuperadores de calor com caldeira, estas formas de aquecimento também se podem interligar com os painéis solares térmicos. Afinal de contas, os painéis funcionam bem de dia e também no Verão para aquecer as águas sanitárias.
Já os recuperadores de calor funcionam normalmente no Inverno e de noite para aquecer toda a casa, servindo de auxílio aos painéis solares no aquecimento das águas sanitárias quando o sol teima em esconder-se atrás das nuvens.
Qual é a importância dos ventiladores em recuperadores de calor com caldeira?
Os ventiladores são outros equipamentos que se podem complementar com os recuperadores de calor. É que é através destes equipamentos que se consegue efectuar uma ventilação forçada e garantir a circulação de ar.
A necessidade de utilizar ventiladores em recuperadores de calor depende do tamanho de cada um dos equipamentos e da dimensão do espaço que se pretende aquecer. Por exemplo, os recuperadores de calor maiores têm uma menor dependência de um ventilador, se pretendem aquecer apenas uma única divisão da habitação.
É possível optar entre dois tipos de ventiladores para recuperadores de calor. A sublinhar, em primeiro lugar, os exaustores, que são uns ventiladores que trabalham em depressão, isto é, extraem ar da câmara de aquecimento do recuperador. Este género de ventilação é frequente tanto nos equipamentos com cárter, como naqueles que não possuem cárter.
Como o próprio nome já faz antever, os insufladores têm a capacidade de insuflar ar na câmara de aquecimento dos recuperadores de calor. Este tipo de ventiladores somente funciona naqueles equipamentos com cárter. Acrescente-se que, com os insufladores, torna-se possível instalar os ventiladores para recuperadores de calor até na área exterior da habitação. De seguida, o ar é transportado para o espaço interior, recorrendo-se a uma conduta.
DEIXE UM COMENTÁRIO