Sobretudo Saber Mais Sobre Tudo

Comunidade onde podemos debater todos os assuntos, todas as matérias, todas as áreas, a todo o momento. Partilhar, debater e aprender. Saiba mais

  • ARTE
  • NEGÓCIOS
  • LAZER
  • CONHECIMENTO
  • AMBIENTE
  • DESPORTO
  • SAÚDE

Origem dos Protestos dos Professores: Dois Pesos do MEC

6 de February de 2019 by olinda de freitas Leave a Comment

protestos dos professores

Ao que parece os protestos dos professores relativamente à fórmula do Ministério da Educação e Ciência fazem sentido, conforme adianta o site Observador.

Listas de ordenação maradas estão na origem dos protestos dos professores

Começou tudo assim: nas listas de ordenação de docentes centenas ou milhares de lugares terão sido ultrapassados por comparação com as listas nacionais, onde o escalonamento é feito apenas de acordo com a graduação profissional (soma da média final de curso e dos anos de serviço) – o que terá originado os protestos dos professores.

O que se constata é que, de facto, a lei é omissa relativamente à fórmula exacta que deve ser utilizada, já que o Decreto-Lei n.º 83-A/2014 de 23 de maio estabelece apenas, no seu artigo 39º, que “são critérios objectivos de selecção” a graduação profissional (soma da média final de curso com o número de anos de serviço) “com a ponderação de 50%” e “a avaliação curricular, seguindo o modelo de currículo definido pela escola, tendo como referência o modelo europeu”.

A fórmula estabelecida pelo MEC, de acordo com o que refere numa nota informativa publicada muito recentemente pela Direcção Geral da Administração Escolar (DGAE), adopta o critério que se segue: somar os dois valores e depois dividir por dois. Os resultados constantes das tabelas de ordenamento de docentes, ao que parece, são coerentes com esta metodologia. E assim começam os protestos.

Para a graduação dos docentes desta bolsa, foi utilizada uma ponderação directa dos valores dos factores originais: a graduação profissional declarada pelos candidatos, que 50% do seu valor vai para a classificação final, e a ponderação curricular (que conta igualmente com 50% do seu valor) que surge através da resposta aos subcritérios definidos pelas escolas e com a ponderação atribuída a cada um deles nos termos do tal artigo 39º.

Fazer a média correcta não estará ao alcance do Ministério da Educação e Ciência?

Médias incorrectas podem dar, e dera, origem a protestos dos professores. É a nota de licenciatura que começa por ser a base da escala da graduação profissional mas que, na prática, é uma escala ilimitada, já que a essas médias acrescenta-se o número de anos de serviço de cada professor. Quer isto dizer que ao valor de cada média final, necessariamente situado entre os 10 e os 20, somam-se os anos de serviço de cada professor, ou seja, na maioria dos casos os 10 ou 15 anos.

No que à escala dos critérios de escola diz respeito há uma diferença: vai de 0 a 100. Como as bases das duas escalas são diferentes, é impossível somar valores em escalas diferentes sem haver uma anterior conversão à mesma escala.

O que é importante reter é que não basta, de todo, somar tudo e dividir por dois. Mas foi assim que o Ministério da Educação e Ciência fez e assim começaram os protestos dos professores.

Mais informação sobre as listas que geraram os protestos dos docentes poderão ser encontradas neste site.

Fonte da imagem

Filed Under: Ensino Secundário Tagged With: educação, ensino, graduação profissional, listas nacionais, MEC, ordenação de docentes, protestos dos professores

DEIXE UM COMENTÁRIO Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Ensino Superior Descurado pelo Governo de Passos Coelho

  Gastar com o ensino superior não está nos planos deste Governo: esta é a conclusão do relatório Education at a Glance onde se constata que o nosso país continua abaixo da média da OCDE [Continuar a Ler]

DESPORTO

Tags

actividades culturais agências de viagem alojamento alojamento mobilado para turistas Ambiente amor Arcos de Valdevez bares campos de férias colocação de pessoal Cultura defesa do ambiente desemprego estágio Europa experiências pessoais frustração férias História investigação científica livros locais de alojamento locais de alojamento de curta duração Marketing Digital mergulhadores operadores turísticos parques de campismo parques de caravanismo poluição quente e frio restaurantes saúde selecção de pessoal serviços de reservas Sociedade Spa topmic turismo Trabalho trabalho temporário turismo turismo no espaço rural veículos veículos automóveis viagens à volta do mundo água

CONTACTE-NOS

Pesquise

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme on Genesis Framework · WordPress · Log in