Não é possível chegar aos tão desejados lugares cimeiros nos motores de pesquisa sem uma estratégia eficaz de copywriting. O content marketing é uma área em constante atualização e é por isso que é muito importante que se mantenha a par de todas as novidades, de forma a obter as tão desejadas conversões. Sente-se sem rumo? Nós estamos cá para ajudar.
É graças ao content marketing (ou marketing de conteúdos), que passa em muito pela criação de textos e artigos – o tão precioso copywriting – que conseguimos atrair e cativar leitores para os nossos produtos ou serviços. É dessa forma que chegamos ao nosso objetivo – a conversão.
Relembramos que a conversão pode ser de vários tipos, consoante o seu objetivo. Aqui ficam alguns exemplos:
- Um pedido de orçamento através de um formulário;
- Uma reserva de horário para uma consulta médica;
- O download de um e-book mediante o fornecimento de dados pessoais;
- A subscrição de uma newsletter;
- A compra efetiva de um produto.
Tudo pronto para começar? Tome então nota destas excelentes regras para elevar a sua estratégia de copywriting!
Regra 1: Estude a fundo o público-alvo
Antes de delinear qualquer estratégia de copywriting é essencial conhecer a fundo o cliente, o que implica a definição da buyer persona. Nunca ouviu falar sobre isto? Nós explicamos: uma persona é, precisamente, uma personagem semi-ficcional (criada por si) com base naquilo que considera ser o seu cliente ideal.
Isto implica saber não só aspetos básicos como a idade, o seu emprego ou onde vive, mas todo um leque de comportamentos, hábitos e atitudes que ajudam a traçar um perfil mais exato e que permite adaptar a estratégia de content marketing, obtendo melhores resultados e mais conversões.
Regra 2: Adopte um tipo de linguagem mais “natural”
Recentemente foi anunciado que já há mais pessoas a utilizar o smartphone ou tablet para fazer pesquisas do que computadores desktop. O novo reinado do mobile trouxe com ele uma forma diferente de fazer pesquisas – através da utilização dos softwares de reconhecimento por voz.
Sim, há um número crescente de utilizadores que se servem da Siri, Cortana ou outros softwares para fazer pesquisas, normalmente em forma de perguntas, pois é assim que as pessoas falam, e não recorrendo ao habitual método de pesquisa por keywords.
Cada vez mais, uma pesquisa é uma forma de a pessoa obter uma resposta para a sua questão. O trabalho de copywriting deve refletir isso mesmo. Tente perceber quais as questões mais comuns colocadas pelo público e incorpore-as nos conteúdos. Vai notar as diferenças quando o seu swebite começar a subir nos rankings dos motores de pesquisa!
Regra 3: Reveja e formate os seus artigos
A utilização das tags de título continuam a ser cruciais para o content marketing. Utilize sempre o H1, H2, H3 e assim sucessivamente para ajudar a criar secções nos artigos, tornando-os não só visualmente mais apelativos mas também legíveis para os motores de pesquisa e sobretudo para os leitores.
A tag H1 deve ser aplicada na frase de título e que resume os tópicos a abordar no artigo (não se esqueça das keywords!). Já a H2 aplica-se nos subtítulos, criando uma subseção dentro do H1, e, seguindo a mesma lógica, a H3 cria uma subseção dentro da H2.
Para um bom trabalho de copywriting, é essencial que aplique estas tags nos artigos. A vantagem é que, se ainda não o fez, pode fazê-lo já, mesmo em textos mais antigos! Toca a rever essas formatações!
Regra 4: Mantenha o seu calendário de conteúdos atualizado
Sabemos o quão difícil pode ser elaborar um calendário de conteúdo e, mais importante, segui-lo à regra. Mas só com uma estratégia de content marketing que inclua novos conteúdos publicados com regularidade é que vai conseguir manter o seu website no topo dos resultados de pesquisa. É dessa forma que o Google™ sabe que existe uma preocupação em dar conteúdos novos e relevantes aos leitores!
As suas aptidões de copywriting são muito importantes para levar a cabo esta tarefa. É essencial que encontre novos assuntos para escrever e formas de responder às tão importantes questões dos potenciais clientes. Vai ver que um calendário organizado, que inclua todos os artigos e posts a fazer nas redes sociais por exemplo, vai ajudá-lo a criar rotinas e conquistar os seus objetivos!
Regra 5: Sirva-se da web para obter novas ideias
Sim, sabemos que nem sempre é fácil encontrar ideias para escrever artigos. Mas, felizmente, a web está cheia de recursos que ajudam a perceber quais os tópicos que as pessoas discutem e a definir as keywords que deve querer. Anote estas sugestões:
Reserve algum tempo para explorar estes recursos, sem esquecer quem é o seu público-alvo e quais as questões que quer ver respondidas. Depois, não se esqueça de colocar tudo no calendário!
Vamos por as mãos à obra? Comece já a colocar estas dicas em prática para melhorar os seus artigos e obter excelentes resultados.
DEIXE UM COMENTÁRIO