Falar de Viena é como abrir um livro de história que nos transporta, literalmente, para a vida íntima de personagens que marcaram, não só a sociedade vienense de outros tempos, mas também o mundo em geral, seja pela sua genialidade ou pela sua personalidade peculiar.
A par com a sua riqueza e diversidade cultural, esta bela cidade, cujo centro histórico foi considerado património da UNESCO desde 2001, distingue-se igualmente pelo seu modelo de organização, qualidade de vida e limpeza.
5 PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE VIENA QUE NÃO VAI QUERER PERDER:
-
Palácio de Schönbrunn
Este belo palácio barroco constitui um dos ícones da história e cultura vienense. Foi residência de verão da família imperial. Não deixe de visitar os jardins.
-
Palácio Imperial de Hofburg
Para quem quer conhecer um pouco da vida e rotina dos imperadores da Áustria, este é um ponto obrigatório.
Os antigos aposentos da família real espelham, com grande detalhe, o retrato daquela que foi a sua vida quotidiana. Os Kaiserappartements (Apartamentos Imperiais) albergam a luxuosa coleção de serviços de loiça, vidro e prata e o imperdível Museu Sissi aproxima-nos, de uma maneira invulgar e original, desta controversa e sofrida personagem.
À hora da missa de domingo vale a pena passar pela Burgkapelle, a antiga capela privativa da corte, e ouvir os famosos Pequenos Cantores de Viena.
Fazem ainda parte deste imponente complexo, a Biblioteca Nacional Austríaca, a Escola Espanhola de Equitação, os gabinetes do presidente da Áustria e museus.
-
Palácio Belvedere
Este romântico e apaixonante palácio barroco, antes residência de verão do príncipe Eugênio de Saboya, alberga algumas das maiores e mais importantes coleções de arte das mais variadas tendências, tanto nacionais como internacionais, entre elas a maior coleção de obras de Gustav Klimt.
A Galeria Austríaca encontra-se no Belvedere Superior e na parte inferior, o Museu do Barroco e o Museu de Arte Medieval.
-
Catedral de St. Estevão
Esta majestosa catedral, que dá ao centro da cidade um toque de esplendor gótico, é um ponto obrigatório quando passar pela Stephansplatz.
Não deixe de subir até à sua torre, onde as vistas prometem. Só terá que subir os seus 343 degraus até à torre sul. A boa notícia é que também dispõe de elevador.
-
Museumsquartier
O Museumsquartier é uma espécie de bairro onde podemos encontrar um museu em cada esquina. Esta é uma das maiores áreas culturais do mundo, constituída por edifícios antigos, os quais foram recuperados com o objetivo de albergarem grandes museus como o MUMOK ou o Leopold Museum e espaços destinados à exibição de obras de arte contemporânea.
VIENA – A CASA DA MÚSICA, TEATRO E ÓPERA
Se gosta de música clássica, teatro e ópera está no sítio certo. Em Viena poderá encontrar, com facilidade, inúmeros eventos músicais.
Alguns dos principais vultos da música clássica nasceram e viveram em Viena. As obras de Schubert, Strauss, Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven, Franz Schubert, entre outros, são presença habitual nas principais salas de concertos.
O Burgtheater, a Akademietheater, Volkstheater Wien e o Theater in der Josefstadt encontram-se entre os melhores teatros da cidade.
O Theater an der Wien, o Staatsoper e o Volksoper estão mais dedicados aos amantes da ópera.
8 DICAS A TER EM CONTA QUANDO VISITAR VIENA:
- Procure ficar alojado perto do centro, pois, apesar de existir uma boa rede de transportes, no centro histórico não existe circulação de trânsito;
- Escolha os meses mais amenos, da primavera e outono, para visitar Viena, pois os invernos são rigorosos e os dias pequenos, para além de que na altura do natal e verão as filas poderão fazê-lo desesperar e perder muito tempo;
- Não deixe de assistir a um concerto de música clássica. Escolhas não faltam, a grande maioria de excelente qualidade, com opções para todas as bolsas e nos espaços mais variados;
- No que respeita a transportes, o preço das viagens individuais é cara, pelo que deverá optar pelos bilhetes de 24, 48 ou 72 horas, os quais permitem circular em todos os transportes públicos;
- É obrigatório comer uma salsicha num quiosque da cidade. Os melhores são aqueles que dispõem de uma oferta variada, desde a vienense, com queijo, picante e cujas salsichas são grelhadas na chapa;
- Para um lanche reconfortante, não deixe de experimentar a famosa Sachertorte no glamoroso Café Sacher, ao mesmo tempo que absorve a atmosfera típica dos cafés vienenses;
- Se pretende levar alguns souvenirs, a Kärntner Strabe é a rua ideal para esse fim, pois oferece variedade, alguma qualidade e preços convidativos;
- Tente dispor de, pelo menos, uma semana para visitar a cidade e organize o que tem para ver por dias e zonas, para rentabilizar o tempo.
Visitar Viena é, acima de tudo, uma experiência de elevada riqueza cultural, pelo que exige tempo para desfrutar de todos os presentes que esta maravilhosa cidade tem para lhe oferecer.
Palácios, concertos, obras de arte devem ser desfrutados com tempo e com calma para que as emoções vividas sejam plenas e para que nos possamos transportar para outras eras.
DEIXE UM COMENTÁRIO