Media na sala de aula? Uma realidade…
O ensino tem sofrido uma grande evolução ao longo dos tempos. Progressivamente procura atribuir-se significado às aprendizagens efectuadas em contexto de sala de aula, havendo um cuidado crescente em contextualizar os temas em estudo com uma realidade próxima dos alunos. Neste sentido, já em 2007, procurei perceber se os meios de comunicação social, agentes primordiais na informação, teriam repercussão na sala de aula e se os professores de ciências naturais utilizavam artigos neles veiculados para enquadrar as aprendizagens.
Algumas conclusões do estudo:
a) a utilização dos meios de comunicação social nas aulas de ciências naturais são de elevado interesse e realizada com grande frequência; b) como principais competências potenciadas por esta utilização destacam-se o espírito crítico, análise e interpretação de artigos, competências linguísticas, capacidade de argumentação e diálogo, bem como um espírito interventivo e socialmente responsável; c) a sismologia e o vulcanismo são as temáticas em que a utilização de artigos provenientes dos media é mais frequente, no entanto, os inquiridos referem que a maioria das temáticas presentes do currículo prestam-se a essa abordagem; d) artigos provenientes dos jornais, da televisão e das revistas são os mais utilizados pelos docentes; e) consequentemente as notícias e as reportagens são os tipos de artigos mais utilizados; f) a imprensa escrita é a mais utilizada na sala de aula, com particular destaque os artigos do jornal Público, assim como revistas de divulgação científica. Esta escolha pode estar relacionada com a qualidade que os docentes atribuem aos artigos veiculados por estes media. No limite, pode considerar-se que a utilização destes artigos pode promover um carácter interdisciplinar na medida em que, sendo explorados com acompanhamento dos docentes de português, pode afigurar-se como uma estratégia importante de revitalização dos hábitos de leitura, bem como estimular a literacia dos alunos. Se procurarmos perceber a causa da escolha do jornal Públicocomo fonte principal dos artigos a abordar na sala de aula, esta pode dever-se a uma secção presente no jornal, a Ecosfera, à qual os professores reconhecem grande qualidade dedicada na abordagem de algumas temáticas abordadas nas ciências. No que se refere às revistas de divulgação científica a Super Interessante e National Geographic lideram a escolha dos docentes, destacando principalmente a qualidade das imagens e artigos, bem como a premência e actualidade dos artigos.
Significância das aprendizagens
No sentido de atribuir um maior significado às aprendizagens efectuadas em contexto de sala de aula, os docentes revelaram que é extremamente importante efectuar a ponte entre os conteúdos abordados na escola e o quotidiano dos alunos. Esta ponte pode ser conseguida através da utilização dos media. Ao efectuar-se esta relação próxima “escola-realidade” os índices de motivação e participação dos alunos tornam-se mais elevados, sendo este um aspecto crucial para o sucesso do processo educativo.

DEIXE UM COMENTÁRIO