Todos os anos se fala na importância do turismo para a economia nacional e em como é importante para atrair novos investidores ao nosso país.
Seja ecoturismo — ou turismo de natureza — religioso, de aventura, cultural ou de saúde, Portugal é um país que sabe receber de braços abertos e cuja riqueza patrimonial, natural e gastronómica agrada a qualquer visitante.
Turismo em Portugal: quem nos visita?
Anualmente, Portugal recebe inúmeros estrangeiros que procuram o nosso país para passar as suas férias ou para realizar negócios. As proveniências são variadas, mas a quota de turistas brasileiros e chineses está a aumentar, tendo este último mercado aumentado cerca de 69% no primeiro semestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano anterior. Um estudo da Intercampus para o Turismo de Portugal comprova: o nosso turismo satisfaz mais de 90% dos nossos visitantes.
E o que temos para oferecer?
Portugal é pequeno, mas oferece muito. Tem paisagens naturais maravilhosas, um clima ameno, uma gastronomia sem igual, uma hospitalidade terna e infraestruturas cada vez mais adequadas para receber turistas. Entre os vários segmentos de turismo que existem a nível nacional, estão os seguintes:
— Natureza: é privilegiado o contacto com os ecossistemas no seu estado natural e com a vida selvagem em paisagens intactas
— Religioso: o objectivo é reforçar a fé e praticar o culto, visitando lugares espirituais
— Cultural: tem o foco na apreciação do património histórico, cultural e artístico de determinada região
— Saúde: é orientado para o bem-estar físico e emocional, sendo as termas um bom exemplo
— Negócios: assistir a uma conferência ou uma reunião, evento ou congresso é a o foco deste segmento.
O ecoturismo, por exemplo, tem cada vez mais adeptos e, como não se restringe ao Verão, permite que o nosso país receba visitas o ano inteiro. Já a religião também traz muitos turistas a Portugal, sendo o Santuário de Fátima o expoente máximo. Por outro lado, os negócios também assumem cada vez mais importância e muitos são os que escolhem o nosso país como palco para realizar congressos, conferências ou eventos. Portugal faz parte do Top 20 dos destinos mundiais mais procurados para realizar reuniões associativas e Lisboa ocupa a 9ª posição, segundo dados da ICCA(International Congress and Convention Association) referentes a 2013.
É certo que são os estrangeiros que mais contribuem para o bom desempenho do nosso turismo no PIB, cujas dormidas representam quase o triplo das nacionais, mas o slogan “vá para fora cá dentro” continua a fazer sentido e a ter resultados. Sobretudo com a crise, os portugueses optam cada vez mais por ficar “em casa”, beneficiando de ofertas e promoções que os estabelecimentos hoteleiros fazem, atentos igualmente à necessidade de captar clientes nacionais.
Escolher o alojamento
Precisamente para acolher tanta procura, que já faz crer que 2014 seja um dos melhores anos turísticos dos últimos anos, as ofertas de alojamento não param de crescer. Só este ano já foram inauguradas 18 unidades hoteleiras, sendo Lisboa a cidade em que mais unidades abriram. O Norte foi igualmente escolhido para receber novos alojamentos e reforça assim a sua posição cada vez mais destacada como destino de eleição.
Em território nacional, há alojamentos para todas as bolsas e gostos. Há pequenas casas rurais e rústicas, palácios convertidos em hotéis, solares imponentes, hotéis termais, resorts com campos de golfe, unidades com spa. Com tanta oferta, difícil vai ser escolher!
Se os estrangeiros nos visitam e querem voltar, é porque temos muito para dar. Por que espera para conhecer mais um pouco deste país à beira-mar plantado? Aqui pode consultar o guia de alojamento que o vai ajudar na procura.
DEIXE UM COMENTÁRIO