Há dois anos, uma amiga minha decidiu fazer um cruzeiro no Mediterrâneo em família. Desde então que não tiro essa ideia da cabeça: também quero fazer um cruzeiro e viajar por esses mares e oceanos fora, atracar em cidades míticas ou apenas diferentes…
O melhor dos cruzeiros é permitirem uma experiência mais idílica das viagens. Não temos de nos deparar com as aglomerações dos aeroportos, não somos obrigados a ter de carregar as malas para tudo quanto é sítio, visitamos várias cidades sem nos lembrarmos que estamos a viajar centenas de quilómetros entre elas.
E qual é a melhor característica, a vantagem mais proveitosa de se fazer um cruzeiro no Mediterrâneo? Exacto… Revisitar presencialmente todas as cidades onde nasceu a cultura europeia, de que ouvimos falar nos livros da escola. Embarcaremos numa aula de História didática – mas não só!
Eis as cidades que gostaria de visitar num cruzeiro no Mediterrâneo que hei-de fazer um dia:
1.Tânger
Logo ali depois do estreito de Gibraltar, Tânger é uma cidade bem próxima de Portugal, apesar de se situar noutro continente e de ser um dos grandes centros de Marrocos. Diz-se que o seu nome tem origem no nome da filha do deus Atlas, Tingis, mas não foram só os gregos a deixar a sua influência na cidade. Na verdade, a riqueza cultural e historica de Tânger está relacionada com aa quantidade de povos que por lá passaram ao longo dos séculos: Cartagianos, Romanos, Ingleses, Espanhóis…
2. Málaga
Obviamente, o Sul de Espanha tem de estar representado em qualquer cruzeiro no Mediterrâneo. Em geral, toda a região da Andaluzia tem uma cultura e história rica, mas Málaga é também um destino conhecido pelo sol e pela praia. Não é em vão que a zona onde se insere se chama Costa del Sol.
4. Cannes
O Sul de França também tem muito sol para oferecer… E até uma cidade célebre pelo festival de cinema anual: Cannes! Estrelas dos filmes à parte, calculo que visitar uma cidade mediterrânica, mas que pertence a um país centro-europeu, seja uma experiência curiosa a ter durante um cruzeiro no Mediterrâneo.
5. Tunis
Sendo a capital da Tunísia e também o seu centro económico, administrativo e comercial, Tunis é de certeza uma cidade a visitar. A sua área metropolitana alberga mais de dois milhões de habitantes e a sua herança patrimonial de origem árabe e mediterrânica, legada ao longo da História, contrasta com a modernização da cidade levada a cabo durante as últimas décadas.
Depois de sonhar alto com estes destinos, só falta mesmo concretizar o cruzeiro no Mediterrâneo. De facto, as passagens já estiveram mais caras e em três ou quatro dias faz-se uma viagem de que nos lembraremos para sempre como uma das mais completas – vários destinos, um só cruzeiro!
DEIXE UM COMENTÁRIO