Desumidificador. Esta palavra é difícil. Penso que não há dúvidas quanto a isso. Um desumidificador é, segundo palavras dos especialistas, qualquer coisa como “um electrodoméstico que reduz a humidade relativa do ar ambiente”.
Mas aposto que há várias dúvidas relativamente à sua utilidade. E a pergunta mais comum será concerteza: Mas o que é um De-su-mi-di-fi-ca-dor?
Permitam que vos esclareça. Aliás, desde que descobri a forma correcta de a soletrar, tornou-se uma das minhas palavras favoritas!
Como é que funciona um desumidificador?
Agora que aprendemos a soletrar o nome deste fabuloso electrodoméstico (sim, eu tive de treinar, confesso!), falemos do seu funcionamento.
Talvez uma analogia seja um boa forma de exemplificar o que acontece.
Imagine um copo de chá gelado num dia quente e húmido de verão. O que acontece ao fim de algum tempo é que se começam a formar gotas de humidade do lado de fora do copo. Este fenómeno é conhecido como condensação.
Quando o ar arrefece, perde a habilidade de manter a humidade, daí que ela comece a ser libertada na forma de gotículas de água no exterior do copo. E com o passar do tempo mais água se forma desse modo.
Aquilo que acontece em muitas das nossas casas é o mesmo tipo de processo.
Quando a humidade do ar exterior é muito elevada, ela acaba por se materializar nos ambientes internos, o que resulta na constante humidade que se cria dentro de casa.
Eu convivi com este problema durante o tempo suficiente para ter verdadeira aversão à humidade que se acumula durante o Inverno, e particularmente em época de chuvas.
A cozinha sempre cheia de vapor, os tectos manchados com bolor…
A casa de banho então, graças aos azulejos, era um verdadeiro pesadelo!
Quase que tinha de andar constantemente de toalha em riste, para tentar evitar a acumulação de água que escorria constantemente das paredes para o chão.
Nem os tapetes me valiam!
Imaginem explicar este cenário aos amigos sempre que lá iam jantar a casa…
Então e para que serve afinal o desumidificador?
A solução dos meus problemas acabou por ser algo que eu nem sabia pronunciar!
O desumidificador tem a simples função de retirar o ar do espaço onde se encontra, fazê-lo passar por uma espiral gelada de ar para condensar a humidade, de seguida voltar a passar esse mesmo ar por uma espiral de ar quente e aí sim devolvê-lo ao ambiente sem a humidade que tinha inicialmente. Simples, não acham?
E posso garantir-vos que funciona às mil maravilhas!
Adeus toalhas encharcadas às dúzias, adeus tapetes que não secam. Adeus ambiente tropical dentro de casa!
E sabem o melhor?? Nunca mais tive de explicar às visitas porque é que a casa de banho parecia um lago e oferecer braçadeiras antes de se arriscarem a uma visita ao espaço!
Foi graças à Megaclima que esta maravilha entrou na minha vida!
Fiquei a saber, por exemplo, que nem só quem vive em ambientes húmidos poderá beneficiar de um desumidificar – uma vez que ele elimina a humidade em excesso do ar, permite filtrar o ar de um espaço devolvendo-o com maior qualidade. Em termos de saúde, evitar alergias e bactérias, é sem dúvida uma mais-valia!
Os técnicos super atenciosos tiveram o cuidado de me explicar todo o processo tal como vos contei acima, de forma a que eu – uma leiga ignorante sobre o assunto – entendesse!
E mais, fizeram questão de me mostrar alguns equipamentos diferentes e aconselhar-me qual seria o ideal para as minhas circunstâncias.
Optei por um desumidificador LG, com uma óptima relação custo/eficiência!
Fiquei extremamente satisfeita, nunca imaginei conseguir resolver a questão, e afinal bastou um desumidificador!
O que descrevi é-lhe familiar?? Então recomendo vivamente uma visita à Megaclima!
DEIXE UM COMENTÁRIO