O que são técnicas de SEO?
Sendo um meio de comunicação tão abrangente, o universo cibernético é um «território» que deve contar com a presença obrigatória das empresas. A verdade é que aquelas firmas que decidem não investir na divulgação dos seus produtos ou serviços na Internet acabam por ser inevitavelmente esquecidas e são substituídas pelos negócios que se desejam actualizar, recorrendo quer às técnicas de SEO (isto é, de Search Engine Optimization), quer a uma correcta gestão de redes sociais.
Começando pelo SEO, esta é uma sigla inevitável no plano de marketing digital de qualquer firma. É que é graças à optimização de sites que o portal de uma determinada empresa consegue subir página a página até chegar ao topo do Google e poder ser clicado por 87% dos internautas que procura pelos produtos ou serviços disponibilizados por esse negócio.
Uma das técnicas de SEO mais utilizadas é a constante escrita de textos (o copywriting digital) que podem ter um tom mais ou menos comercial, mas devem incluir sempre algumas características.
Por um lado, estes trabalhos têm de cativar a atenção de cada um dos internautas, apostando em headlines fortes e em parágrafos breves.
Por outro, cada conteúdo de copywriting digital só pode incitar os leitores a tomarem uma única decisão: a aquisição dos serviços ou produtos das respectivas firmas, um objectivo válido até naqueles textos mais informativos, que, por exemplo, divulgam as últimas novidades do meio onde se inserem esses negócios online.
Gestão de redes sociais, um trabalho (aparentemente) acessível
Para tentar que um determinado site se transforme num fenómeno viral, é altamente aconselhável que haja um investimento numa gestão de redes sociais. Além de serem um meio de divulgação dos conteúdos do portal e dos serviços ou produtos de uma empresa, os social media funcionam como um privilegiado canal de comunicação entre os negócios online e os seus (futuros) clientes, através do qual é possível ter acesso às críticas, elogios ou dúvidas dos «internautas-consumidores».
Infelizmente, há uma ideia pré-concebida de que é fácil desenvolver uma eficiente gestão de redes sociais. Afinal de contas, actualmente, a maioria dos internautas tem uma página de Facebook, na qual publica conteúdos diariamente, certo? Só que os social media das empresas exigem o cumprimento de regras específicas para que alcancem os resultados pretendidos: uma maior aproximação a cada um dos utilizadores e a difusão de uma excelente imagem da marca em todo o universo online.
Para isso, é necessário, por exemplo, ter sensatez para responder correctamente a clientes que demonstram a sua insatisfação com a marca em plena rede social ou diversificar a presença em social media, para além do Facebook. Twitter, Instagram e YouTube são apenas alguns dos exemplos.
DEIXE UM COMENTÁRIO