Aposto que o título deste texto o surpreendeu! A sua surpresa não é maior que a minha quando descobri que afinal proteger o coração é um dos benefícios de uma boa saúde dentária. Leu bem: escovar os dentes e usar fio dental previne doenças coronárias, e as razões para tal não são nada surpreendentes.
A relação entre inflamações gengivais e doença coronária pode ser encontrada na natureza do nossos sistema vascular. Escovar os dentes e utilizar fio dental significa que combatemos as bactérias que se acumulam na nossa boca, e que se deixadas descontroladas, se infiltram na corrente sanguínea, viajando ao longo das veias e artérias até causarem problemas de saúde graves.
A descoberta foi feita pela equipa do Dr. Moïse Desvarieux, da Universidade de Columbia, enquanto estudavam a relação entre periodontite – inflamação das gengivas – e a aterosclerose, com recurso a um grupo de 420 adultos ao longo de três anos. A equipa observou assim uma evolução em paralelo de ambas as condições.
Cuidar da nossa saúde dentária, escovando os dentes e usando fio dental pelo menos duas vezes por dia, reduz por isso a possibilidade de enfartes e tromboses.
Periodontite: o que é?
Periodontite e gengivite estão ligadas mas não são a mesma coisa. A Periodontite surge quando a inflamação das gengivas (gengivite) não é tratada a tempo e a inflamação se espalha para os tecidos que suportam os dentes, podendo levar à sua queda. Isto acontece porque à medida que a inflamação progride, cria um espaço entre a gengiva e o dente, que é progressivamente preenchido por placa e tártaro.
Neste ambiente, as bactérias vão proliferar na placa, desenvolvendo então uma infecção que pode degenerar em abcessos dentários. As gengivas encontrar-se-ão doridas e arroxeadas, retraídas, com tendência para sangrar frequentemente. Através do sangramento, as bactérias podem então infiltrar-se na corrente sanguínea, contribuindo para a relação com a aterosclerose detectada pelo Dr. Moïse Desvarieux e sua equipa.
Se é propenso a gengivites, a recomendação médica é que escove os dentes e utilize fio dental após as refeições, recorrendo de igual modo ao seu dentista para limpezas regulares dos dentes, mantendo assim uma boa saúde dentária.
O que é a aterosclerose?
A aterosclerose consiste na formação de ateromas (placas) nas paredes das artérias, que crescerão progressivamente até poderem causar bloqueios totais, podendo ser fatal quando afecta artérias no coração ou cérebro.
Saúde dentária e doenças coronárias.
A relação entre a nossa saúde dentária e doenças coronárias, não é uma suposição nova, mas este parece ser o primeiro estudo a mostrar com apreciável grau de certeza a relação entre estas duas condições aparentemente tão distantes. É por isso uma descoberta crucial na prevenção da doença coronária e deve servir para nos alertar de mais esta importância da saúde dentária.
DEIXE UM COMENTÁRIO