Estamos em Bruges, Veneza do Norte
Bruges, sim, não há engano – são os canais que passam por entre os aglomerados medievais e góticos que lhe deram o epíteto de Veneza do norte. Lugar único, fica na Bélgica, região ocidental da Flandres.
Para lá chegar, olhe, não faltam voos directos para Bruxelas pela TAP e depois apanhe o comboio, existem dois por hora a partir do aeroporto, em hora e meia de caminho até Bruges. E, já agora, não esqueça de arranhar o Francês – ou o Flamengo.
Cidade com alma,
já ninguém se lembra se são as casas que se espremem até à água ou se é a água que afoga a cidade – e também ninguém quer saber, importa banhar-se, a não ser da beleza dos canais e da tranquilidade respirada nos sons, cores e cheiros que remontam à Idade Média e decididamente teimaram em ficar a par do progresso, claro, Bruges não parou no tempo.
Mas você tem de ir lá parar para ver e sentir tudo sem excepção, emoções à flor da pele, conhecer a cidade amarela e laranja de tijolos caiada que desenham as fachadas das construções, as pedras das ruas, os sinos das tores das igrejas que não se calam, os abraços que os remos dão à água, a dança dos barcos serenos, as campainhas das bicicletas, os cascos dos cavalos e. E o resto, ou estava à espera que eu lhe fizesse a obra de arte Bruges completa?
Capital Europeia da Cultura, 2002
A escolha de Bruges para Capital Europeia da cultura assumiu-se determinante no reconhecimento da sua infinita beleza e breve acrescento de uma nova arquitectura, construção integrada, bem nos pulmões do burgo medieval.
À semelhança do que nós por cá chamamos de bairrismo, também em Bruges há uma espécie de competitividade na língua, embora ambas oficiais, Francês e Flamengo. Por isso o melhor mesmo, o mais pacífico para todos, é levar a língua afiada de Inglês.
Faça assim
Se está em Bruges visite a Basílica do Sangue Sagrado e as capelas, na praça junto à Câmara. Depois vá até ao Museu de Arqueologia, com experiências interactivas, e páre na Casa Beguine para regressar ao passado da vida dos antigos habitantes e descanse junto ao Lago do Amor. Já estará com fome, não é? Faça uma merenda doce no Choco-Story e dê mais umas voltas, ou faça nada a não ser olhar, até à hora de jantar.
Sugestões para comer e dormir:
Hotel die Swaene, hotel-boutique com decoração diferente em todos os quartos e uma atmosfera romântica
Celebrations Entertainment, jantar em ambiente e espectáculo medieval – tudo para reviver os costumes e usos do século XV
http://www.celebrations-entertainment.be/en/middeleeuws-spektakel.htm
Fábrica de Cerveja De Gouden Boom, beber um copo e conhecer o processo de produção da cerveja parece-me interessante para quem for amante desta bebida ou simplesmente curioso.

DEIXE UM COMENTÁRIO