Sobretudo Saber Mais Sobre Tudo

Comunidade onde podemos debater todos os assuntos, todas as matérias, todas as áreas, a todo o momento. Partilhar, debater e aprender. Saiba mais

  • ARTE
  • NEGÓCIOS
  • LAZER
  • CONHECIMENTO
  • AMBIENTE
  • DESPORTO
  • SAÚDE

Relacionamentos nas Organizações: Uma Razão Amorosa

9 de June de 2019 by olinda de freitas Leave a Comment

Mesmo nos relacionamentos nas organizações será possível separar a razão da emoção? Ou parece-lhe que as necessidades e interesses das organizações não são as necessidades e interesses dos indivíduos de forma colectiva?

A emoção

relacionamentos nas organizaçõesSomos complexos – este é o primeiro ponto. O segundo é que estabelecemos relações sociais e trocas intersubjectivas de emocionalidade, ou seja, não existe acção humana sem uma emoção que esteja por detrás a estabelecê-la – assim dita a biologia cognitiva.

Na verdade, não é a razão que nos leva à acção: é a emoção. E, seja o leitor mais ou menos racional, não há volta a dar naquilo que tem sido a história da hominização e do associativismo humano, a emoção que fundamenta tudo isto é o amor!

O amor é a emoção em que se baseia a operacionalidade da aceitação do outro como legítimo no convívio social – e no trabalho, nas organizações, nos relacionamentos nas organizações.

A palavra e o diálogo são imprescindíveis na compreensão do papel das emoções nas relações de trabalho e nos relacionamentos nas organizações e não dá mesmo para ignorar a complementaridade de emoção com razão.

A Psicologia e as organizações

Sentimentos, humor, moral, compromisso com funções e actividades, pertença a grupos. Terá sido nos anos quarenta que a psicologia clínica e a psicologia comportamental começaram a estudar as contribuições da emoção para os relacionamentos nas organizações e a respectiva ponte para as atitudes e para a satisfação no trabalho.

Esta perspectiva amorosa do trabalho desenvolveu-se, e alargou-se, nos anos setenta quando o enfoque cognitivo começou igualmente a estender-se às expectativas, à informação e solução de problemas através da importância reconhecida às emoções positivas.

Anos oitenta e noventa: casamento da razão com a emoção

Nestas décadas, o casamento de razão com emoção terá começado pela avaliação de desempenho e estudo da decisão. Assiste-se, pela primeira vez, à divulgação de pesquisas no campo das neurociências, particularmente da neurofisiologia, mostrando-se claramente a interdependência entre razão e emoção no funcionamento do cérebro humano.

Afinal não somos, como sempre se dizia até então, maximizadores racionais de utilidade!

Na realidade, a emoção entra sempre de fininho nos relacionamentos nas organizações, no ambiente organizacional, ainda que o controlo comportamental seja necessário assim como o desempenho lucrativo que associa a ordem organizacional e a eficiência das relações, entre a gestão e a operacionalização, à razão.

Uma boa organização é, sem dúvida, aquela em que o que une o desempenho ao bom desempenho é o bem querer recíproco nos diferentes intervenientes.

O bem querer tem um nome: amor. É inegável, meus senhores e minhas senhoras, que os relacionamentos nas organizações precisam, emoção positiva de excelência, de amor!

Fonte da imagem

Filed Under: Sociedade Tagged With: amor, emoção, emoções, organizações, Psicologia, razão, relacionamentos nas organizações

DEIXE UM COMENTÁRIO Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pobreza, reflexo da dor difícil de acabar

POBREZA Poderia Ser Eu Há milhões perambulando nas ruasNa falta de um lar pra chamar de seu:A noite fria queima a pele nua...-Poderia ser eu... Presos de uma moderna escravidão;Gente que não sabe [Continuar a Ler]

DESPORTO

Tags

actividades culturais agências de viagem alojamento alojamento mobilado para turistas Ambiente amor Arcos de Valdevez bares campos de férias colocação de pessoal Cultura defesa do ambiente desemprego estágio Europa experiências pessoais frustração férias História investigação científica livros locais de alojamento locais de alojamento de curta duração Marketing Digital mergulhadores operadores turísticos parques de campismo parques de caravanismo poluição quente e frio restaurantes saúde selecção de pessoal serviços de reservas Sociedade Spa topmic turismo Trabalho trabalho temporário turismo turismo no espaço rural veículos veículos automóveis viagens à volta do mundo água

CONTACTE-NOS

Pesquise

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme on Genesis Framework · WordPress · Log in