O mais recente Portuguese Housing Market Survey (PHMS) indica que os preços dos imóveis vão continuar a subir, devido à escassez da oferta de habitação. Portanto, se já pensou ou está a pensar em vender o seu imóvel, este é o timing certo.
O inquérito de confiança dos mediadores e promotores, que é realizado todos os meses pela Confidencial Imobiliário (CI) e pelo RICS, conclui que os inquiridos prevêem uma subida de cerca de 4% em termos de preços dos imóveis. Um crescimento que se deverá registar em todo o país, nos próximos 12 meses. Quanto a previsões a cinco anos, as expectativas são de um aumento médio de 5%/ano. Por isso, esteja atento aos sinais do mercado imobiliário.
Há 5 razões para decidir a venda de casa imediatamente
- Arrendamento caro – Com o mercado de arrendamento em alta, principalmente nas cidades, as rendas estão cada vez mais caras. Esta subida de preços está a levar as famílias a optar pela compra, uma vez que as prestações são mais baratas comparativamente com as rendas. E se a procura de imóveis para comprar aumenta, sobe naturalmente o preço de venda das casas.
- Descida do Spread – Com a retoma económica, os bancos estão a baixar os spreads do crédito habitação, além de que estão mais disponíveis para oferecer condições mais atrativas aos compradores. Com a reabertura da banca a este financiamento, as famílias têm novamente maiores hipóteses de obter o crédito que necessitam, pelo que o seu leque de potenciais compradores está cada vez maior.
- Queda de juros – A descida das taxas de juro tem sido notícia por serem as mais baixas dos últimos anos. As taxas Euribor têm caído para mínimos históricos, nomeadamente a seis, nove e doze meses. Este fator tem impacto direto no crédito habitação, verificando-se um maior alívio nas prestações pagas. Os juros baixos estão a motivar as famílias a comprar, já que o encargo mensal é bastante inferior ao dos arrendatários. Por isso, é o momento para a rápida venda de casa.
- Retoma económica – A economia tem dado sinais positivos. A descida do desemprego, o alívio fiscal e a subida de salários tem impacto na procura de casa. O maior poder de compra das famílias e das empresas está a impulsionar o mercado imobiliário. E se há investimento, há subida dos preços dos imóveis.
- Procura superior à oferta – Embora se registe uma maior procura, em virtude dos fatores já enumerados, o número de casas disponíveis para venda não é suficiente para fazer face a este crescente interesse. Assim, se há muita procura e pouca oferta, o seu imóvel irá valorizar e o preço subir.
Como vender casa rápido?
Opte por recorrer a um mediador imobiliário. Além da segurança e confiança que terá ao longo de todo o processo, vai perceber que este acompanhamento vai muito além da mediação de toda a burocracia. Por exemplo, terá um aconselhamento personalizado sobre como preparar o seu imóvel para atrair os compradores.
Se a venda da sua casa é um projeto que tem vindo a adiar até encontrar a melhor altura para fazer o negócio, este é o momento ideal!
Recorra a uma equipa de consultores imobiliários para perceber como se encontra o mercado na zona da sua casa e para assegurar o acompanhamento por profissionais em todas as fases do processo.
DEIXE UM COMENTÁRIO