O pequeno viajante que vive dentro de cada um de nós, vibra só de imaginar a possibilidade de fazer parte de expedições pelo mundo, onde serão visitados locais inóspitos, descobertas populações indígenas e espécies de animais que só conhecemos através dos magazines de vida selvagem, que povoam a televisão nacional.
Na verdade, o gosto e a curiosidade por estas expedições, deve-se numa parte significativa, a tudo o que vemos nesses programas de vida selvagem.
Gostamos de acreditar que o restante fascínio face à realização de expedições se deve à tradição portuguesa de descoberta e aventuras, que no passado levaram os portugueses a descobrir o mundo em pequenas caravelas e naus.
Se no passado as expedições ou os Descobrimentos foram motivados pela necessidade, de o nosso país encontrar recursos alimentares e financeiros para superar uma das muitas crises em que nos vimos implicados e, se até há bem pouco tempo as expedições estavam quase totalmente reservadas a biólogos e a outros cientistas, hoje o mesmo já não sucede. Atualmente é possível embarcar em expedições para os quatro cantos do mundo, de forma a descobrir um Planeta Terra, que felizmente se mantém desconhecido para uma parte significativa da população mundial.
Embarcar em expedições é uma forma de se conhecer melhor e de conhecer melhor o mundo em que vive
Na tranquilidade deste “cantinho à beira-mar plantado” estamos habituados a olhar o mundo através das lentes e dos filtros dos meios de comunicação, não sendo muitas vezes possível perceber verdadeiramente a grandiosidade e a beleza do planeta em que vivemos. Ao escolher embarcar em expedições tem uma oportunidade de ouro para alterar este aspeto.
Independentemente de escolher viajar até aos confins de África ou até ao ambiente frio onde só vivem ursos polares, com estas expedições irá sem dúvida aumentar o seu conhecimento acerca do mundo, bem como a consciência de que tudo deve ser feito, para preservar a sua vida e a sua beleza. Esta mudança vai levar a que mude também, na medida em que irá descobrir novas facetas suas que não conhecia. Facetas que percebem como a intervenção do Homem está a contribuir decisivamente para uma degradação acelerada do planeta, ao ritmo de várias extinções de fauna e flora todos os anos.
A sua experiência em expedições pode ser fundamental para mudar mentalidades e para mudar o mundo
Muitos dos que embarcam nestas aventuras e nestas expedições, gostam posteriormente de partilhar essa experiência com terceiros. Sob a forma de fotografias, de relatos escritos em blogs ou através de qualquer outro meio, o importante é que a mensagem e o sentimento cheguem ao maior número possível de pessoas.
Caso opte por integrar expedições, contribua também para que essa partilha aconteça. Não tem que ser um astro da fotografia ou da escrita, para ser capaz de motivar o mundo para uma mudança que tem forçosamente que ocorrer.
DEIXE UM COMENTÁRIO