Para fazer face a este frio de Inverno, as pessoas têm de colocar em casa um sistema de climatização. Existem vários disponíveis no mercado, mas as pessoas podem optar pelo que melhor se adequa à sua habitação. As pessoas mais velhas, por norma, gostam de salamandras, irradiadores de calor e outros sistemas similares.
As mais novas, preferem sistemas de aquecimento central, a água, a gás ou a electricidade. Pelo meio, ficam as pessoas que preferem os aquecedores a óleo ou a gás para se aquecerem, no entanto, estes sistemas aquecem apenas uma divisão, não permitindo que o calor se espalhe pela casa.
Qual o sistema de climatização mais económico do mercado?
Em termos económicos, há ainda que ter em conta outro sistema de climatização: o aparelho de ar condicionado. Este tem a vantagem de poder ser regulado de forma mais precisa, mas tem a desvantagem de ser um sistema de climatização bastante dispendioso. Os custos com electricidade decorrentes do uso de um aparelho de ar condicionado são bastante elevados.
As lareiras são outro sistema de climatização muito apreciado em Portugal. Tradicionais no norte e interior do país, estes equipamentos de climatização nunca deixaram de estar na moda. Além de serem bastante mais económicas, as lareiras dão um toque especial a uma casa, seja moradia ou apartamento.
As lareiras têm uma mística associada cujas origens de perdem no tempo
A visão bela do fogo, o calor que emana, a mística associada, as histórias de encantar cujas origens se perdem no tempo, tudo isso faz com que as lareiras sejam um excelente sistema de climatização. Para os mais velhos, é o relembrar dos tempos de infância, para os mais novos é toda uma mística que se abre e criar no seu imaginário.
Em termos económicos, as lareiras permitem poupar em combustível, dado funcionarem a lenha ou a pellets, pequenas espécies de rolhas feitas em material reciclado, que é bastante mais barato do que a madeira. De todos os sistemas de climatização, é, sem dúvida, o mais ecológico e amigo do ambiente, por isso é que ainda é o preferido de muitas das pessoas em Portugal para aquecerem as suas habitações.
DEIXE UM COMENTÁRIO