O Mar Mediterrâneo é um ótimo destino para quem aprecia clima ameno, paisagens verdes, praias paradisíacas e cidades históricas. Esta área do globo tem isto e muito mais. A melhor forma de experimentar de tudo um pouco é através de um cruzeiro.
Atualmente, é possível encontrar circuitos muito ecléticos, em que numa semana tem a possibilidade de apreciar o melhor de vários países. Daí que a procura de um bom cruzeiro pelo mediterrâneo seja tão elevada, já que a sua popularidade é conhecida um pouco por todo o mundo.
A melhor época para viajar, em termos de clima, difere bastante do perfil de cada turista. Mas para quem não gosta de muita confusão de turistas, sobretudo em Roma e Atenas, e receia apanhar águas agitadas em alto mar, há duas épocas do ano que são perfeitas para planear esta aventura.
A primavera e o outono são as melhores alturas do ano para apostar num cruzeiro pelo mediterrâneo
A oferta é vastíssima e pode procurar um cruzeiro pelo mediterrâneo em qualquer período do ano. Porém, as épocas mais aconselháveis são as seguintes: meses da primavera (de março a abril) e outono (de setembro a novembro). Isto porque são sinónimo de bom clima e época menos agitada em termos turísticos.
Além disso, poderá poupar no preço do cruzeiro e nos programas de atração de cada país, já que na Europa esta é a época baixa.
No entanto, o melhor será consultar uma empresa que lhe apresente várias soluções para um cruzeiro pelo mediterrâneo e reúna diversos programas de viagem. Assim, evita ter que consultar múltiplas operadoras.
Um empresa turística especializada poderá auxiliá-lo na escolha do cruzeiro pelo mediterrâneo que possibilite a descoberta de diferentes culturas e paisagens e que, por outro lado, sugira programas adaptados ao tipo de viajante, isto é, se é para levar a família e crianças ou se é entre amigos.
A bordo há sempre atividades para todos os gostos, desde jogos para crianças, massagens e «spas» para os mais velhos, teatro, cinema, etc. Para as mulheres, a melhor notícia é que poderão fazer compras dentro do navio. Os homens podem aproveitar para se divertirem no casino.
Viajar na época baixa permite alguma poupança e evita grandes fluxos de turistas
Como se fala de mediterrâneo, o clima no verão pode ser demasiado quente, daí indicar-se os momentos que precedem e sucedem a este período. Na primavera e outono, os dias são igualmente quentes e as noites mais frescas. Em Roma, Atenas ou sul de Espanha, as temperaturas rondam os 12 e 15ºC na primavera e no outono oscilam na casa dos 20ºC.
Obviamente, a melhor época para um cruzeiro pelo mediterrâneo depende sempre dos seus objetivos. Se gosta de confusão e quer apanhar temperaturas a rondar os 30ºC, o melhor será optar pela época alta, de 1 de junho a 31 de agosto. Para encontrar uma boa solução para o verão, o ideal será planear o cruzeiro pelo mediterrâneo com bastante antecedência, para evitar as subidas de preço de última hora e não correr o risco de não ter lugar no cruzeiro que pretende.
O importante é que se sinta confortável na escolha, já que terá muitos dias de viagem pela frente e uma infinidade de culturas, gastronomias e acontecimentos para descobrir.
Naiza says
Quais as condições de navegação e clima no mar Mediterrâneo na última década de outubro?