A origem do geocaching
O geocaching é um desporto e actividade relativamente recente em Portugal, tendo partido de uma ideia de Dave Ulmer em maio de 2000 em Portland, na América. Tudo isto numa altura em que se colocava definitivamente um fim às restrições do sinal de GPS, e quando este incrível sistema começava finalmente a ser revelado ao resto mundo.
Em que consiste o geocaching
O conceito de geocaching baseia-se basicamente na procura de um objecto, designado de geocache (ou simplesmente cache), que é acessível a partir de coordenadas GPS e que pode ser encontrado em qualquer parte do globo (literalmente!). Este artigo é escondido por outro jogador que o partilha depois na Internet, disponibilizando-o através de coordenadas a toda a comunidade de praticantes e curiosos. Normalmente falamos de objectos de valor quase irrisório e que se encontram muitas das vezes acondicionados dentro de caixas simples e hermeticamente fechadas (ou tupperwares).
Se apelarmos um pouco ao nosso espírito aventureiro e às nossas recordações de infância, poderemos pensar nesta actividade como uma incrível e aliciante “caça ao tesouro”, podendo (ou não) envolver a utilização dos velhinhos mapas, mas nunca dispensando a utilização de um moderno sistema de GPS.
Normalmente os cachers (nome atribuído aos seus praticantes) devem incluir o seu nome no já tão conhecido “livro de registo” que se encontra também no local, e no caso de se apoderarem do objecto que o acompanha, devem substituir imperativamente por outro, sob pena de estarem a quebrar uma das regras mais elementares deste jogo.
Inicie-se hoje mesmo no geocaching
Se achou esta descrição minimamente interessante, se possui um smarthphone com GPS e se ainda procura uma boa desculpa para conhecer o país, esta será provavelmente daquelas actividades que o permitirá descobrir cantos e recantos inigualáveis. Pode, ainda para mais, ser realizada por toda a família e num ambiente muito descontraído e livre de stress.
Se já se sente um geocacher, já sabe o que são caches e livros de registo e até possui um GPS, então sugerimos que faça uma escapadinha a algumas das aldeias mais típicas e castiças deste país. Procure o seu destino em Toprural, registe-se em geocahing.com e divirta-se em família ou com os amigos.
O geocaching no nosso país
O geocaching em Portugal conta já com milhares de praticantes, não se conseguindo ao certo precisar o seu número. Cresce de dia para dia acompanhando a exponencial venda de smarthphones, que normalmente incluem também a funcionalidade de GPS. É uma actividade que pode ser realizada por toda a família, o que aumenta mais ainda o seu raio de alcance.
A GeoCacherZone é constituída por um grupo de geocachers portugueses que lhe oferece uma série de produtos e serviços que o permite iniciar rapidamente nesta actividade. Segundo os próprios promotores, o seu objectivo é exactamente divulgar o geocaching em Portugal através de acções promocionais e da realização de eventos para a comunidade portuguesa. Um dos seus últimos encontros, por exemplo, contou com a presença de mais de 500 participantes.
DEIXE UM COMENTÁRIO