Ortodontia. Sabe o que é?
A Ortodontia é a especialidade da medicina dentária que se dedica à prevenção e correcção das más posições dos dentes e maxilares. Quanto mais jovem se corrigirem erros de posição dos dentes, melhores os resultados finais e menores as implicações na saúde geral dos indivíduos. Tal como qualquer outra especialidade, o médico precisa de: – Histórico Clínico, – Objectivos/expectativas do paciente, aspectos que gostaria de melhorar, – Modelos da sua boca, – Registo fotográfico, – Radiografias. Após esta análise é elaborado um estudo cefalométrico onde se avaliam os pontos a corrigir e respectivas soluções. A sua saúde geral melhora substancialmente com as medidas da Ortodontia o que nos jovens é ainda mais notório. A abordagem pode ser preventiva, correctiva ou por necessidade estética (em caso de acidente por exemplo).
Quando se deve recorrer à Ortodontia
A pergunta comum dos nossos pacientes é a partir de que idade se deve fazer este estudo e corrigir situações ortodônticas? Aconselhamos que cedo. As crianças entre os 6 e os 7 anos devem fazer a sua primeira consulta de Ortodontia para garantir que está tudo bem. No caso de serem necessárias algumas medidas, essas serão minoradas por serem precoces. A médio prazo, este é um resultado flagrante do sucesso da intervenção da Ortodontia na saúde geral dos jovens, pois aumenta substancialmente o bem-estar da criança e do futuro adolescente.
Benefícios da Ortodontia na saúde geral dos jovens
Se se pergunta quais os benefícios de um tratamento de Ortodontia, enumeramos-lhe alguns: As questões físicas e mecânicas prendem-se com o correcto alinhamento dos dentes. As medidas de Ortodontia pretendem facilitar a limpeza, garantindo que ela é rigorosa. Isto, diminui o risco de cáries, logo reduz a probabilidade de surgirem outros problemas associados como infecções. Uma boa função mastigatória, articular e muscular tem benefícios evidentes na saúde e bem-estar geral de qualquer jovem. Por um lado, não se coíbe de comer devidamente pois não evita alimentos mais difíceis de mastigar, por outro, evita dores articulares resultantes de mau posicionamento do maxilar. Na infância, a Ortodontia poderá evitar também a fractura dos dentes, principalmente os da frente, no caso de estes se encontrarem muito projectados. Situação esta que é bem comum nas crianças que gostam muito de brincar. Por último, mas não menos importante enquanto o jovem passa à vida adulta. A melhoria estética da face e do sorriso aumenta a auto-estima do indivíduo, facilitando a sua integração social. Podemos pensar em situações menos impactantes como a escola, em situações de procura de emprego ou da própria profissão em si. Cuide também dos seus dentes!