O free cooling é um método económico de utilizar baixas temperaturas de ar externas para auxiliar na refrigeração da água, a qual pode então ser usada no processo industrial, em sistemas de ar condicionado ou em centros de dados ecológicos.
Com o free cooling, quando a temperatura do ar cai a níveis previamente definidos, uma válvula de modulação permite que toda ou parte da água refrigerada passe por cima de um refrigerador existente e corra através do sistema de arrefecimento, que consume menos energia e utiliza a menor temperatura do ambiente para arrefecer a água do sistema.
Isto pode ser alcançado através da instalação de um refrigerador de jacto de ar com qualquer arrefecedor existente ou por si só. Durante as baixas temperaturas, um processador pode-passar por um refrigerador, economizando energia em mais de 75%, sem comprometer os requisitos de arrefecimento.
No free cooling, o ar externo pode estar mais frio do que o ar do sistema de refrigeração
O ar que prevalece em muitas latitudes pode ser consideravelmente mais frio durante determinadas épocas do ano e horas do dia do que o ar que é aquecido pelo equipamento do centro de dados. Com a filtragem, humidificação e introdução de ar mais frio, que vai directamente para o centro de dados, é possível reduzir ou eliminar o uso de sistemas industriais. Os sistemas de refrigeração free cooling que usam essa abordagem, são chamados economizadores de ar lateral.
Alternativamente, uma fonte de água fria em rios, lagos ou fontes do oceano pode ser distribuída para um centro de dados e usada, em vez de sofrer o método tradicional de refrigeração de um circuito de água fechado com um refrigerador. Os sistemas que utilizam esta abordagem são frequentemente chamados de economizadores do lado da água, que pode ser usada para arrefecer o ar ambiente ou directamente nos data centers e noutros sistemas.
Pode ser o fim dos sistemas de arrefecimento industriais dos data centers
Em ambos os casos, apenas seriam necessários os sistemas de arrefecimento industrial, quando as temperaturas do ar exterior se tornassem demasiado elevadas para sistemas de refrigeração com ar livre. Por conseguinte, a vida útil dos sistemas de refrigeração instalados podem ser significativamente alargada.
Estas reduções no uso de sistema de refrigeração também podem significar reduções drásticas no consumo de energia do data center e de reparações, reduzindo os custos de energia e manutenção para os proprietários das instalações. Se as condições prevalecentes permitirem o uso contínuo de ar comprimido, os sistemas de arrefecimento industriais dos centros de dados pode ser totalmente eliminados.
DEIXE UM COMENTÁRIO