Mês sim, mês sim: o período menstrual
Antes do copo menstrual era assim: todos os meses é aquela rotina do costume – mete e tira o penso ou tampão uma quantidade de vezes ao dia. E durante a noite até tem de se levantar porque tem sempre fluxos muito abundantes. Que chatice!
E se houvesse uma alternativa eficaz e divertida?
E há. É precisamente o copo menstrual – uma alternativa mais prática, mais higiénica, mais económica e bem mais amiga do ambiente comparativamente aos absorventes. Perfeitamente reutilizável oferece-nos a garantia de, no mínimo, dez anos. DEZ ANOS, leu muito bem, sem ter de comprar pensos ou tampões.
Quando surgiu esta ideia?
Apesar de para nós, por cá, ser uma novidade os primeiros copos menstruais apareceram há trinta anos. Felizmente hoje são já produzidos em diversas partes do mundo e todos oferecem uma segurança atestada por agências médicas.
Existem muitas vantagens na utilização do copo menstrual
Além de o copo menstrual ser 100% seguro no facto de não causar alergias nem irritações devido à não utilização de aditivos químicos, como os absorventes que utilizam lixívia por exemplo, não é testado em animais. Ademais, o copo menstrual foi concebido para se adaptar com perfeição à anatomia feminina – veda o canal vaginal, pelo que não há hipótese de fuga, e mantém a vagina húmida por não se tratar de absorvente.
E o material é tão maleável e macio que pode ser usado em qualquer actividade – até 12 horas consoante o fluxo (já pensou na capacidade de proliferação de fungos e bactérias dos absorventes a que está habituada? E na quantidade de absorventes sujos que se amontoam nos aterros? E no dinheiro que tem gasto estes anos todos quando um copo menstrual só custa cerca de três meses do seu período?)
E desvantagens?
Pois não lamentamos e não temos pena, minha querida: não tem. O copo menstrual não tem desvantagens. O que preciso dizer mais para convencê-la?
Como colocar o copo menstrual
- Dobre como for mais confortável para si e de seguida afaste os grandes lábios para introduzi-lo. Pode fazê-lo de cócoras ou sentada ou como lhe der mais jeito;
- Verifique se, quando já introduzido, abriu dentro do canal vaginal – isto para que não haja fuga de sangue.
Onde comprar
O copo menstrual, produzido em material de elastómero termoplástico hipoalergénico, que basta esterilizar com água a ferver antes e depois de cada período, pode ser comprado online ou em farmácias. Só tem de fazer uma pesquisa.
O meu testemunho
Por ter um fluxo bastante abundante os períodos costumavam ser um aborrecimento – quer no que concerne às frequentes mudas quer no desconforto que é, de facto, usar pensos e tampões. Tomei conhecimento do copo menstrual através da internet e, avaliada a informação disponível, não pensei duas vezes.
A aplicação é muito fácil e rápida e é um gosto poder olhar para o meu sangue dentro do copo e esvaziá-lo e lavá-lo para voltar a introduzir – há uma consciência da real quantidade do que e como sai. Sou mais feliz, sim, com o copo menstrual. E você, não quer experimentar?
Imagens: Google Images
DEIXE UM COMENTÁRIO