Tem das praias mais lindas, banhadas pelo Indico e com um potencial turístico único!
Moçambique apresentava-se como um pais de oportunidades e contrastava com a corrente dificuldade dos países africanos, sempre a adiar o desenvolvimento.
Já se olhava para Moçambique como diferente de países como Angola…por não ter as feridas da disputa pela riqueza natural que tanto mal fez aos povos africanos e que enriqueceu muitos…vergonhosamente!
Muitos portugueses estão presentemente a trabalhar em áreas como os transportes, serviços, construção e tantas outras actividades económicas.
Apesar de existirem desafios, fica claro que é um Pais de grandes oportunidades.
Então, o que está a acontecer?
O que leva a deitar por terra tudo o que se tem estado a construir?
Com o pouco que ainda se sabe, e o muito que já se sofre, temo que o problema seja na verdade o mesmo de sempre,
afinal… Moçambique é um Pais rico em reservas de Gás!
O grande problema de países como angola sempre foi o de ser rico em petróleo e diamantes.
Assim, enquanto houver riqueza haverá sempre guerra.
E se a guerra acabar, haverá uma outra forma de desequilibrar a partilha da mesma…
Mas em Moçambique, não era assim, não havia riqueza (embora não imaginam o “valor” dos parques naturais, praias e paisagens que possuem!) e também não havia muito interesse por partes de investidores.
Recentemente tudo mudou.
E por isso, tudo o que já pensávamos “enterrado”, ergueu-se na vontade da espera dos predadores!
Prevalece apesar de tudo…uma maravilhosa terra, cheia de gente boa, cheia de calor e alegria, em gestos e sorrisos, de gente vestida de panos em tons quentes!
Talvez olhando a história se perceba que vale a pena continuar a trilhar o caminho do desenvolvimento.
Enquanto “alguns” quiserem a desordem, será porque “poucos” irão lucrar com isso.
O melhor que se podia fazer agora… talvez ler o livro “Estórias Abensonhadas” de Mia Couto, para lembrar Moçambique tem muito a ganhar… se seguir em frente!
“Toda a estória se quer fingir verdade. Mas a palavra é um fumo, leve demais para se prender na vigente realidade. Toda a verdade aspira a ser estória. Os factos sonham ser palavra, perfumes fugindo do mundo. Se verá neste caso que só na mentira do encantamento a verdade se casa à estória. O que aqui vou relatar se passou em terra sossegada, dessa que recebe mais domingos que dias de semana.
Aquele chão ainda estava a começar, recém-recente. As sementes ali se davam bem, o verde se espraiando em sumarentas paisagens. A vida se atrelava no tempo, as árvores escalando alturas. Um dia, porém, ali desembarcou a guerra, capaz de todas as variedades da morte. Em diante, tudo mudou e a vida se tornou demasiado mortal.” – Mia couto – Estórias Abensonhadas
África tem destas coisas, é enorme, em gente e em vida… sempre rindo mas sofrendo tanto desnecessariamente!

DEIXE UM COMENTÁRIO