Sobretudo Saber Mais Sobre Tudo

Comunidade onde podemos debater todos os assuntos, todas as matérias, todas as áreas, a todo o momento. Partilhar, debater e aprender. Saiba mais

  • ARTE
  • NEGÓCIOS
  • LAZER
  • CONHECIMENTO
  • AMBIENTE
  • DESPORTO
  • SAÚDE

Manifestações na Venezuela – Porquê a falta de interesse em Portugal

14 de April de 2019 by jazir Leave a Comment

As manifestações na Venezuela começaram há cerca de duas semanas. Inicialmente, eram estudantes que se manifestaram contra o aumento da criminalidade e da violência. Posteriormente, juntaram-se vários partidos opositores ao actual sistema venezuelano e a situação evoluiu para uma contestação ao regime chavista. Na sequência disto, aconteceu a morte de vários manifestantes, entre os quais Genesis Carmona, Miss Turismo da Venezuela. Um fotojornalista português foi preso.

Não se compreende a pouca importância dada pelos meios de comunicação social às manifestações na Venezuela. Existindo uma grande comunidade portuguesa emigrante no país e relações políticas e económicas mais fortes desde os governos de José Sócrates, devia merecer maior atenção e destaque da parte dos média portugueses.

Fontes de Informação Alternativas

manifestações na venezuelaAs notícias sobre as manifestações na Venezuela não surgem na página de abertura dos sítios na internet dos jornais portugueses; é necessário ir à secção do internacional para se encontrar referências. Nas televisões, as reportagens surgem no meio do noticiário.

Com a internet e o acesso a fontes de informação fora dos média tradicionais – por exemplo, blogues – tornou-se mais fácil aceder a perspectivas diversas e encontrar aspectos menos referidos ou menos noticiados.

Também é possível encontrar fontes de informação directamente do país sul-americano como a página referida nesta mensagem. Quem quiser continuar a aceder a informação sobre as manifestações na Venezuela, nos sítios tradicionais, pode fazê-lo nos média internacionais.

O sítio na internet da BBC apresenta esta notícia escrita pela correspondente da estação no país, com uma explicação dos problemas económicos, incluindo as implicações a nível regional e as consequências para a economia venezuelana e para a população.

Os meios de comunicação portugueses podiam enviar jornalistas para o país e fazer algo semelhante falando com portugueses que vivam no país e para saber se estão a ser afectados pelas manifestações na Venezuela e pela crise económica. Para outros aspectos da situação venezuelana, têm várias notícias independentes, mas acessíveis da mesma página.

Compare-se com a forma como é dada no jornal Público – a notícia é única, com um texto interminável, dificultando a leitura, em que juntam todas os aspectos do tema no mesma texto. Podiam ter dividido por notícias mais pequenas, como acontece nas notícias da BBC. Uma curiosidade: o título da notícia não corresponde ao título do endereço da página.

Como terminarão as manifestações na Venezuela?

A situação económica é difícil, com uma taxa de inflação de 56% e a maior taxa de homicídios do mundo, apesar de terem as maiores reservas de petróleo do mundo. Isto poderia ajudar a diminuir a pobreza e a melhorar a vida dos venezuelanos, como acontece na Noruega.

Várias decisões do actual presidente Nicolas Maduro não ajudaram a melhorar a situação, tanto económica como social, e alimentaram a contestação. Existem milícias criadas durante a presidência de Hugo Chávez, fiéis ao regime, que têm actuado e parecem estar na origem de algumas das mortes dos manifestantes. Vamos aguardar pelo evoluir da situação e esperar que as manifestações na Venezuela não evoluam para o que sucedeu na Ucrânia.

Filed Under: Politica Tagged With: jornais, Sociedade

DEIXE UM COMENTÁRIO Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Burocracia – o que fazer para diminuí-la?

No dia 10 de Fevereiro, uma entrevista de Leonardo Mathias, secretário de estado adjunto e da economia ao jornal Público veio relembrar para o problema da burocracia existente em Portugal e da sua l [Continuar a Ler]

DESPORTO

Tags

actividades culturais agências de viagem alojamento alojamento mobilado para turistas Ambiente amor Arcos de Valdevez bares campos de férias colocação de pessoal Cultura defesa do ambiente desemprego estágio Europa experiências pessoais frustração férias História investigação científica livros locais de alojamento locais de alojamento de curta duração Marketing Digital mergulhadores operadores turísticos parques de campismo parques de caravanismo poluição quente e frio restaurantes saúde selecção de pessoal serviços de reservas Sociedade Spa topmic turismo Trabalho trabalho temporário turismo turismo no espaço rural veículos veículos automóveis viagens à volta do mundo água

CONTACTE-NOS

Pesquise

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme on Genesis Framework · WordPress · Log in