Há quem diga que só se viveu a vida quando se fez uma ou duas grandes viagens. E uma grande viagem implica a passagem por vários países e continentes, na maioria das vezes desbravando oceanos e mares tantas vezes navegados. Este ano, decidi dar o grande passo e embarcar numa viagem ao outro lado do mundo. Esta, que foi a primeira das minhas grandes viagens, espero eu, foi ao encontro de tudo aquilo de que estava à espera.
Grandes viagens como esta só se fazem uma vez na vida
Durante duas semanas inesquecíveis, esqueci as tropelias vividas na Europa nos últimos tempos e decidi rumar ao Camboja e ao Vietname, um sonho que tinha desde miúdo. A experiência foi inesquecível e é algo que aconselho a todos quantos tenham disponibilidade financeira para tal. Duas semanas de puro prazer, aventura e paisagens exóticas, incluindo algumas das mais belas vistas que, por certo, alguma vez verei na vida.
E as gentes, de uma enorme simplicidade, genuínas na sua desconfiança oriental, mas sempre prontas a uma ajuda e a um conselho para tornar a nossa viagem mais confortável. É daquelas grandes viagens que aconselho a quem gosta de viajar para além do turismo «chapa 5» tradicional.
O itinerário da minha viagem foi rico e bastante diversificado
Esta magnífica viagem incluiu duas noites em Luang Prabang, uma noite em Vientiane e ainda 3 noites em Hanói, incluindo uma viagem ao longo da costa da magnífica Baía de Halong. Seguiu-se uma noite em Hue, duas noites em Hoi Na e outras duas na famosa Ho Chi Minh, que incluiu uma viagem ao delta do Mekong, tornado famoso no galardoado filme de Francis Ford Coppola, «Apocalipse Now», datado de 1979.
Partimos e passámos ainda uma noite em Phnom Penh e 3 noites em Siem Reap, retornando em seguida a Portugal. Vi mercados e templos magníficos, estive na antiga residência oficial de Ho Chi Minh e na capital real Hue. Phnom Penh, a capital do Camboja, é de cortar a respiração, mas o «ex-libris» deste magnífico país é, para mim, sem sombra de dúvida, o Angkor Wat, construção património da Humanidade e uma das novas maravilhas do mundo. Esta é daquelas viagens que nunca se esquecem e só se fazem uma vez na vida.
Raul Silva says
Gostaria de obter o email de contacto do Sr. João Balão para assunto relacionado com o Vietname.