Sobretudo Saber Mais Sobre Tudo

Comunidade onde podemos debater todos os assuntos, todas as matérias, todas as áreas, a todo o momento. Partilhar, debater e aprender. Saiba mais

  • ARTE
  • NEGÓCIOS
  • LAZER
  • CONHECIMENTO
  • AMBIENTE
  • DESPORTO
  • SAÚDE

Existe tratamento de águas residuais e reaproveitamento no nosso país?

8 de August de 2019 by Débora Pereira Leave a Comment

Tratamento de águas residuais - etarEm pleno século XXI, é fundamental garantir o tratamento e a qualidade adequada da água destinada ao consumo humano.

Contudo, e apesar da variedade de recursos disponíveis, o que sabemos afinal sobre a forma como Portugal lida com as suas águas residuais, e qual o impacto que isso tem na nossa qualidade de vida?

Quem é responsável pelo sector de serviços da água, em Portugal?

Graças às normas comunitárias vigentes, e principalmente durante a última década, Portugal tem vindo a promover uma série de mudanças nas políticas da gestão de resíduos e no planeamento de soluções com vista a melhorar a qualidade dos seus recursos.

O sector responsável pela gestão das actividades de abastecimento de água às populações urbanas e rurais e às actividades inseridas na malha urbana, como o comércio e a indústria em Portugal é, neste momento, supervisionado pela agência ERSAR: Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Serviços.

Para além das principais funções de regulação estrutural do sector e comportamental das entidades gestoras dos serviços de água e resíduos, tais como as entidades concessionárias municipais, a EPAL e outras entidades privadas, a ERSAR é também responsável pela supervisão da drenagem e o tratamento de águas residuais urbanas, o que inclui as águas residuais de origem doméstica, comercial e industrial, assim como as águas de origem pluvial.

Em termos de serviços de resíduos, são compreendidas as actividades de recolha, tratamento e destino final dos resíduos urbanos.

Segundo dados da ERSAR, e de acordo com os padrões nacionais e europeus:

– 95% da população portuguesa era servida por sistemas públicos de abastecimento de água em 2011;

– 98.20% da água canalizada era controlada e de boa qualidade em 2012;

– 421 Programas de Controlo da Qualidade da Água foram aprovados em Portugal em 2013.

Como se procede ao tratamento das águas residuais?

O tipo de tratamento a aplicar será sempre dependente de variáveis como a quantidade e a qualidade das águas residuais, a qualidade da água que se pretende obter depois do tratamento e as características do local de descarga.

Existem várias técnicas de tratamento de águas residuais, contudo de um modo geral, o tratamento consiste em 4 fases:

– Um tratamento preliminar, em que se filtram os resíduos mais grosseiros, flutuantes e sedimentáveis através da passagem da água por uma série de grades (o processo designa-se por isso de gradação):

– Um tratamento primário, em que removem as areias e as gorduras, por meio de decantação. Trata-se de um processo físico de sedimentação das partículas, em que por vezes se adicionam químicos de forma a aumentar o tamanho dos sedimentos e a sua facilitada remoção;

– Um tratamento secundário, em que uma série de bactérias aeróbias (com oxigénio) e anaeróbias (sem oxigénio) degradam os comportos orgânicos que resultaram do processo primário e removem alguns poluentes como o ferro, o manganês e o dióxido de carbono;

– E finalmente um tratamento terciário, que consiste na desinfecção e controlo de nutrientes para eliminação de bactérias e vírus. A adição de cloro tende a ser a técnica mais comum para este tratamento graças ao seu custo reduzido, contudo existem outras formas de efectuar este tratamento, como é o caso da ozonação, dos ultravioletas ou da filtração por areias e membranas.

Após o tratamento completo, o objectivo é sempre o reaproveitamento e a reutilização das águas.

Num tempo em que a consciência ambiental vem a ganhar força e a utilização ponderada dos recursos naturais é uma necessidade, cada vez que reaproveitar águas residuais ou proceder ao seu tratamento para reutilização estará a contribuir para um mundo mais saudável e sem escassez!

Pense nisso!

Filed Under: Recolha, drenagem e tratamento de águas residuais Tagged With: água, águas residuais, Ambiente, drenagem de águas residuais, efluentes, indústria, poluição, poluição ambiental, recolha de águas residuais, tratamento de águas residuais

DEIXE UM COMENTÁRIO Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

DESPORTO

Tags

actividades culturais agências de viagem alojamento alojamento mobilado para turistas Ambiente amor Arcos de Valdevez bares campos de férias colocação de pessoal Cultura defesa do ambiente desemprego estágio Europa experiências pessoais frustração férias História investigação científica livros locais de alojamento locais de alojamento de curta duração Marketing Digital mergulhadores operadores turísticos parques de campismo parques de caravanismo poluição quente e frio restaurantes saúde selecção de pessoal serviços de reservas Sociedade Spa topmic turismo Trabalho trabalho temporário turismo turismo no espaço rural veículos veículos automóveis viagens à volta do mundo água

CONTACTE-NOS

Pesquise

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme on Genesis Framework · WordPress · Log in