Como provavelmente já sabes os cursos profissionais são lecionados tanto em escolas secundárias públicas como em escolas profissionais (públicas e privadas).
Contudo, o que se calhar ainda não sabes é que os alunos que têm mais sucesso no ensino profissional são aqueles que frequentam as escolas profissionais (sendo que a maioria destas são entidades privadas).
Escolas Profissionais lideram o Ensino Profissional
Segundo os dados divulgados pela DGEEC – Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciênci, no Top 100 das escolas com melhores resultados no ensino profissional, 65 eram escolas profissionais (ou seja, escolas onde são lecionados exclusivamente cursos profissionais).
Com base nestes dados, é fácil verificar que à partida já estarás em vantagem se decidires frequentar um curso profissional numa escola profissional, ao invés de fazeres o mesmo curso numa escola secundária.
Consulta aqui as ofertas de cursos profissionais no website “Formação Financiada” »
As 2 principais Vantagens das Escolas Profissionais face às Escolas Secundárias
1. Formações mais práticas
José Presa, presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), diz que estes resultados se devem à existência de “instalações e equipamentos adequados às necessidades das diferentes áreas” e também por disporem de “professores que vêm diretamente das empresas para assegurarem as formações mais técnicas”. “É o resultado de 28 anos de investimento”, frisa José Presa, numa entrevista no Jornal Público.
2. Maior Empregabilidade
Mas existem mais razões para preferires as escolas profissionais, sobretudo se se tratarem de uma referência na sua área de atuação. Um desses pontos fortes a ter em conta é a empregabilidade.
–
Por norma, a taxa de empregabilidade dos cursos das escolas profissionais é mais elevada.
–
Por exemplo, os alunos que saem da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa têm uma taxa de empregabilidade de 100%.
Áreas mais procuradas no Ensino Profissional
Vê abaixo as 5 áreas mais procuradas no ensino profissional (e que são também as que têm melhores taxas de empregabilidade):
Entre as menos procurados está: Arquitectura e urbanismo, Floricultura e jardinagem, Artesanato, História e Arqueologia e Construção civil e engenharia civil.
DEIXE UM COMENTÁRIO