Com o avançar da idade e a exposição solar, instalam-se as rugas de diversos tipos, marcas de envelhecimento temidas tanto por homens quanto por mulheres. Um mercado altamente competitivo e milhões de potenciais clientes significa que somos constantemente inundados por informação parcelar e pretensões infundadas de novos produtos que prometem verdadeiros milagres anti-rugas para todas as idades.
Entre os ingredientes mais peculiares a surgirem em tempos recentes, encontra-se o pó de diamantes, em particular a raríssima variedade de diamante negro, o tipo mais duro de diamante. 2013 viu o lançamento destes cremes faciais com potencial anti-rugas que – como indica este artigo do Daily Mail – conferem à pele um tom mais luminoso. Com pretensões ainda mais mirabolantes, o mercado vê igualmente o lançamento de cremes que prometem preencher rugas quase imediatamente. Mas será que estes produtos valem a pena o preço que é pedido por eles?
Um simples exercício de lógica permite-nos concluir que não, de todo.
Rugas: não compre banha de cobra
As rugas podem dever-se às mais variadas razões: podem ser rugas de expressão quando causadas pela contracção muscular (em torno dos olhos, dos lábios, na testa), ou podem ser devidas ao envelhecimento natural da pele ou maximizado pela exposição solar sem protecção. A elasticidade da pele é assegurada pelo colagénio aí presente. Em conjunto com a elastina, permite aos tecidos recuperarem a sua posição inicial quando são esticados ou contraídos, mas o tempo e as agressões naturais levam a que estas fibras se quebrem permanentemente. Eis as rugas.
Eliminar as rugas significa agir especificamente sobre as zonas de depressão na epiderme, recuperando volume e repondo fibras para restaurar a elasticidade. Daqui resulta que o preenchimento de rugas é um procedimento cirúrgico de alta precisão. Fica por isso claro que espalhar aleatoriamente um creme sobre a face, contenha ele diamantes ou pós mágicos, carece desta precisão e não irá eliminar as rugas já instaladas, uma vez que afectará toda a pele por igual, enrugada ou não. E a eficácia será ainda menor no caso das rugas de expressão, cuja fisiologia exige procedimentos bastante específicos.
A acção anti-rugas dos cremes nutritivos mais eficazes deve-se efectivamente à sua capacidade de hidratar a pele, conferindo-lhe volume e com isso atenuando as rugas mais leves, mas cosméticos eficazes para estes fins existem a uma fracção do preço dos produtos sobrevalorizados com precioso pó de diamante. Mas se pagar várias centenas de euros por um pequeno boião não é um problema para si, então também não será um problema investir em procedimentos cosméticos mais eficientes.
Eliminar as rugas: as alternativas reais
Nas últimas décadas, a medicina estética encontrou tratamentos com eficácia crescente contra as rugas onde as nossas economias podem ser gastas de forma mais acertada. Não se precipite, não caia em tratamentos de moda: a sua idade, o tipo de rugas e a sua profundidade são factores determinantes no momento de optar por um ou outro tratamento.
O laser é actualmente uma ferramenta de valor acrescentado. O seu efeito bio-estimulante tem resultados muito positivos na regeneração cutânea e por isso na eliminação de rugas, com menos riscos e tempo de recuperação por comparação aos peelings químicos mais tradicionais.
Ainda mais inócuo é o preenchimento de rugas, um procedimento através do qual um médico dermatologista injecta nas zonas afectadas um volume preciso de fillers que repõem o volume perdido e por isso alisam a superfície da pele. O preenchimento mais comum é sem dúvida o ácido hialurónico, que por ser um produto naturalmente presente no nosso corpo é geralmente muito bem aceite e os seus efeitos vão-se atenuando com o tempo, minimizando o risco de deformações permanentes.
Ninguém poderá aconselhá-lo melhor que o seu médico dermatologista, por isso não se deixe enganar por anúncios optimistas ou promessas boas demais para serem verdade. O modo mais eficaz de combater as suas rugas, só um dermatologista pode indicar-lhe.
DEIXE UM COMENTÁRIO