Como tantas outras, o Ecstasy uma droga sintética, veio para ficar – e para matar. Rica em designações é também conhecida por Êxtase, MDMA, MDA, MDEA, MDAI, designer drug, club drugs ou, ainda, versões mais populares, bala, pílula do amor ou eva.
A difusão do Ecstasy
Droga sintética e pertencente à família das anfetaminas começou a ser difundida em finais dos anos oitenta a par do aparecimento da cultura “clubber” ou “dance”, ou seja, o Ecstasy uma droga sintética surge associada a este novo conceito musical.
As festas ou raves de música electrónica dos finais da década de oitenta, assim como a cultura dance, tornaram-se o grande polo de uso e propagação desta droga.
Qual a forma de ingestão do Ecstasy?
O ecstasy uma droga sintética, pertencente ao grupo das club drugs, é ingerido na forma de um comprimido pequeno e pode assumir formas bastante diversificadas. A este grupo juntam-se o álcool, LSD, GHB, quetamina (Special K), nitratos (poppers), Rohypnol® e outras anfetaminas & metanfetaminas.
Quais são os efeitos desta droga?
O ecstasy uma droga sintética apresenta efeitos semelhantes aos estimulantes do sistema nervoso central, ou seja, agitação bem como efeitos perturbadores como a mudança na percepção da realidade.
Por tornar as pessoas mais afectivas e também sensíveis ao tacto, adquiriu a alcunha de droga do amor. Mas o amor não é, de todo sintético! Acordem, drogados de ilusão!
Os efeitos mais fortes desta droga são, então, a sensação de melhoria nas relações entre as pessoas, o desejo de comunicação bem como uma maior sensibilidade na percepção musical e das cores.
Em termos de duração destes efeitos, podem chegar a oito horas – isto depois do arranque depois da toma que ocorre cerca de meia hora depois.
O Ecstasy provoca, igualmente,
- diminuição do apetite;
- dilatação das pupilas;
- aceleração do batimento cardíaco;
- aumento da temperatura do corpo (hipertermia);
- rangido de dentes.
Que perigos para a saúde acarreta o uso desta droga?
- à medida que o efeito vai acabando, pode causar pânico ou crise de ansiedade;
- quando tomada em doses excessivas, pode causar aumento da temperatura do corpo e desidratação;
- retarda ou impede, por dois ou mais dias, o orgasmo (como pode ser a droga do amor?);
- hipertermia, desidratação e a agitação da dança podem provocar falhas renais ou cardíacas;
- Pode afectar a memória e causar depressão.
Se vai continuar a ingerir ecstasy, saiba como reduzir os danos que lhe causa
Para reduzir os danos que o ecstasy uma droga sintética causa na saúde, pode fazer o seguinte:
- Beber água constantemente, porém em pequenas quantidades, para evitar a desidratação;
- Reduzir a dose para metade e esperar o efeito porque a droga tem efeitos diferentes de acordo com a composição – isto porque algumas pessoas não sentem o efeito imediato e tomam mais doses para obtê-lo mais rápido;
- Usar roupas leves e procurar locais ventilados;
- Descansar, diminuindo o ritmo de dança ou agitação.
DEIXE UM COMENTÁRIO