Sobretudo Saber Mais Sobre Tudo

Comunidade onde podemos debater todos os assuntos, todas as matérias, todas as áreas, a todo o momento. Partilhar, debater e aprender. Saiba mais

  • ARTE
  • NEGÓCIOS
  • LAZER
  • CONHECIMENTO
  • AMBIENTE
  • DESPORTO
  • SAÚDE

Hoje há gazeta… Diz adeus à chupeta! – Dicas para deixar a chucha

4 de March de 2019 by ASSG Leave a Comment

Hoje há gazeta… Diz adeus à chupeta! – Dicas para deixar a chucha

Chuchar (quer seja no dedo ou na chucha) cumpre uma função importante no desenvolvimento das crianças e na sua organização emocional, funcionando como uma estratégia de se auto-reconfortarem, de se tranquilizarem e de conseguirem regular-se quando estão ansiosas e assustadas. Esta gestão das suas emoções sem recorrer à ajuda de um adulto significativo, representa uma passo importante rumo à sua autonomia e desenvolvimento. Para a criança, a chucha é uma companhia, transmite-lhe conforto e tranquilidade em momentos em que está cansada, triste, nervosa ou amedrontada, pelo que deixar a chucha pode ser um processo difícil para a criança. E, naturalmente, também para os pais.

Sabia que…

A sucção é um acto instintivo nas crianças. Mesmo durante a gestação, o feto já leva o dedo à boca e chucha, preparando-se assim para uma prática que, após o nascimento, lhe permitirá alimentar-se e sobreviver. Desde o nascimento e até por volta dos 18 meses, a criança relaciona-se com o mundo exterior, essencialmente, através da boca. Este é o órgão mais importante do seu corpo e é através da boca que o bebé estabelece uma relação de intimidade com a mãe durante a amamentação. Neste sentido, a sucção proporciona conforto emocional, e a amamentação colmata não só as necessidades nutritivas, mas também as necessidades psicológicas e emocionais. deixar a chuchaTem vindo a ser demonstrado que a chupeta parece interferir com a amamentação, pelo que só deve ser oferecida ao bebé quando este já aprendeu a mamar bem e a mãe já se encontra inteiramente confiante na amamentação. A partir desse momento, a utilização da chupeta comporta vários benefícios, nomeadamente ser uma fonte de segurança e de conforto, facilitar a sucção e o aleitamento, facilitar a digestão e fortalecer a musculatura oral. Não há uma idade certa para a criança deixar a chucha, mas o momento pode ser facilitado pelos pais, recorrendo a algumas das estratégias que lhe propomos.

O que deve evitar?

  • Deve evitar ao máximo censurar, ridicularizar ou fazer comentários negativos sobre a criança (por exemplo, chamando-lhe “bebé”). As chamadas de atenção frequentes centram a criança no problema e não nas soluções, tornando mais difícil deixar a chucha.
  • Atribuir demasiada importância ao comportamento. Em vez de pedir insistentemente para que tire a chupeta, proponha à criança que lhe mostre o sorriso ou para poder perceber claramente o que ela lhe diz.
  • Utilizar métodos drásticos (como a colocação de substâncias amargas na chupeta) para a criança deixar a chucha.

O que deve fazer?

  • Começar a restringir o seu uso: proponha-lhe colocar a chupeta num determinado lugar e só a usar quando for muito necessário (quando estiver mais triste, doente ou assustada). Outra estratégia é propor à criança fazerem uma cama para a chucha, com uma caixa de fósforos por exemplo, e deixá-la ao lado da criança enquanto dorme.
  • Substituir o sentimento de conforto e segurança do chuchar por outros rituais rítmicos (como adormecer com música clássica), que poderão ajudar a criança a acalmar-se.
  • Se a criança recorre à chucha quando está entediada, ofereça-lhe alguma actividade mais interessante para distraí-la, tal como folhear um livro.
  • Se a criança tende a colocar a chucha quando está preocupada ou assustada, ajude-a a explicar o que está a sentir. Faça-lhe perguntas para perceber o que se passa e conforte-a com beijos e abraços.
  • Estabelecer uma data com a criança (por exemplo, o seu aniversário) para deixar a chucha.
  • Dirigir a atenção da criança para outras actividades, sublinhando que estas já são para meninos crescidos.
  • Elogiar sempre a criança pelas suas tentativas e eventualmente recompensá-la, preferindo sempre as recompensas sociais (como mimos, brincadeiras e actividades) em vez dos bens materiais.

Filed Under: Ensino Primário Tagged With: amamentação, bebé, choro, chucha, chupeta, crianças, Desenvolvimento, desenvolvimento emocional, educação, ensino básico, escola, formação infantil, pais, psicologia da educação

DEIXE UM COMENTÁRIO Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Educação de Infância: a valorização que foi crescendo

A educação de infância começou a ser valorizada no século dezanove, evoluindo ao longo de todo o século vinte, por se considerar que as crianças mais novas eram diferentes, a vários níveis, [Continuar a Ler]

DESPORTO

Tags

actividades culturais agências de viagem alojamento alojamento mobilado para turistas Ambiente amor Arcos de Valdevez bares campos de férias colocação de pessoal Cultura defesa do ambiente desemprego estágio Europa experiências pessoais frustração férias História investigação científica livros locais de alojamento locais de alojamento de curta duração Marketing Digital mergulhadores operadores turísticos parques de campismo parques de caravanismo poluição quente e frio restaurantes saúde selecção de pessoal serviços de reservas Sociedade Spa topmic turismo Trabalho trabalho temporário turismo turismo no espaço rural veículos veículos automóveis viagens à volta do mundo água

CONTACTE-NOS

Pesquise

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme on Genesis Framework · WordPress · Log in