Desportos radicais (alguns) são um desporto de risco elevado para a nossa saúde ou que colocam em perigo a nossa vida. Se bem que alguns desses desportos “perigosos” têm a sua espectacularidade nas manobras que implicam e é isso que torna esses desportos tão especiais.
Quando falamos de desportos radicais, falamos de que espécie de desporto?
Existem várias modalidades dentro do conceito de desporto. Vamos mostra-vos alguns bastantes conhecidos e alguns ainda em crescimento.
Em Portugal, alguns desportos são praticáveis, mas para outros… não oferece as condições que alguns praticantes desejam!
Skate | O skate inclui várias categorias diferentes, como por exemplo: Street, Freestyle e Vert ou Vertical (Half-Pipe, Pool Riding e Big Air).
BMX | Divide-se em duas modalidades, o BMX Racing e o BMX Freestyle. O Freestyle também se pode dividir em modalidades: Dirt Jumping, Vert, Street, Park e Flatland.
Bungee jumping | Existem 2 tipos de salto: o salto pela cintura e o salto pelos pés.
No salto pela cintura, a pessoa é presa pela cintura e peito. A queda é feita de cabeça e no final a pessoa fica na posição sentada. Esse é o salto mais cómodo, recomendado para principiantes e para os que querem um salto mais “light”. O salto pelos pés prende a pessoa pelos pés e pela cintura. A queda é de cabeça e no final a pessoa fica de cabeça para baixo. Como pode calcular, este salto é menos confortável e indicado para os mais aventureiros.
Freestyle Motocross (FMX) | Desporto relativamente recente. Não envolve corridas e o foco principal é a execução de manobras acrobáticas enquanto o piloto salta de moto de motocross. Os pilotos são pontuados pelo estilo, nível de dificuldade da manobra, melhor uso do percurso e reacção dos espectadores.
Snowboard | Existem 6 modalidades: Superpipe, Slopestyle, Big Air, Snowboard cross, Slalom Gigante e Slalom Gigante Paralelo.
Parkour | Sem limitações de espaços para ser praticado, o parkour é acessível a todos, fomentando o autoconhecimento do corpo humano e da mente. Este desporto promove o desenvolvimento da força, resistência, coordenação motora, ao mesmo tempo que desenvolve a concentração.
BTT | Neste desporto existem várias modalidades ou categorias: Cross-country, Maratona, Sprint Eliminator, Downhill, Freeride, Trial e Enduro de Regularidade.
Deixamos aqui a lista dos 10 melhores desportos radicais, praticáveis e praticados em território luso!
Agora mostramos-lhe alguns dos desportos radicais mais perigosos:
Wing Walking | Este desporto consiste em mover-se sobre as asas de um avião durante o voo, passar para outro avião e dar saltos em que se abre o páraquedas no último instante.
Street Luge | É uma corrida em descidas acentuadas. O piloto (se assim se pode chamar) conduz um skate gigante, deitado de costas, com a inclinação do corpo. Controlando velocidade e direcção apenas com o movimento do corpo deitado.
Heli-Skiing | O esquiador é levado de helicóptero até o topo, realtivamente inacessível de uma qualquer montanha. O objectivo é descer a montanha, sem referências visuais, sem pista, sem sinalização e sem conhecer o terreno.
DEIXE UM COMENTÁRIO