Artesanato de Portugal: uma arte multifacetada e rica!
São muitos os estudos sociológicos que comprovam que os portugueses têm uma baixa auto-estima. Bem sabemos que o contexto económico nacional não é muito favorável, sendo este o principal motivo para que prevaleça tanta falta de amor-próprio e de confiança no futuro. Mas a verdade é que, principalmente nestes tempos tão desafiantes, torna-se fundamental relembrar as qualidades que correm no ADN de Portugal e que fazem do nosso país um espaço tão singular. Persistência, intuição e habilidade são apenas algumas dessas características que se revelam nas mais variadas áreas, incluindo no artesanato de Portugal.
Que não haja dúvidas de que o artesanato de Portugal é um dos mais ricos. Em cada peça revela-se sempre um pedaço da nossa História, da nossa cultura e, acima de tudo, da nossa identidade. Embora seja um país pequeno, Portugal distingue-se por contar com um artesanato muito variado, visto que, em cada região, há artesãos que conferem sempre um toque de singularidade a materiais, como azulejos, vidros, tecidos ou cerâmica.
Sendo assim, enquanto que em Barcelos há uma cerâmica repleta de cor (da qual o icónico «Galo de Barcelos» é um excelente exemplo), no distrito de Portalegre, predominam obras de artes da tapeçaria e da tecelagem. Destaque-se igualmente o artesanato açoriano, especialmente dedicado a motivos marítimos.
Conhece peças exclusivas de artesanato de Portugal
Caso queira fazer uma surpresa a um familiar ou a um amigo, que se encontra a trabalhar no estrangeiro, que tal oferecer-lhe a conhecida Andorinha Bordaliana, uma criação do imortal Rafael Bordalo Pinheiro? Para além de trazer um bocadinho do nosso país, este símbolo da qualidade do artesanato de Portugal representa a Saudade, um sentimento partilhado por milhões de emigrantes em todo o mundo.
No entanto, se é um fã da palavra (escrita e cantada) em português, a obra de Fernando Pessoa multiplica-se em vários heterónimos e não pára de conquistar admiradores de todas as gerações (e até de muitas nacionalidades). Por isso, existem peças que unem a poesia ao artesanato e disponibilizam peças singulares em vidro que homenageiam este «poeta fingidor», incluindo uma imagem e uma frase de Pessoa.
Os fãs de Amália Rodrigues também não são esquecidos e podem ser brindados com presentes personalizados como CDs, postais e peças em cerâmica.
DEIXE UM COMENTÁRIO