Muita gente gosta de fazer viagens para destinos exóticos, mas há cuidados a ter com a saúde para o sonho não se transformar num pesadelo. O nosso organismo está habituado ao nosso clima, ao nosso meio-ambiente e ao nosso modo de vida e as coisas são bastante diferentes do outro lado do mundo. Por isso, é preciso precaver-mo-nos antes de viajar, nomeadamente consultando o nosso médico para pedir conselhos.
Nas viagens exóticas, há medicamentos obrigatórios
Há algumas doenças mais comuns nas viagens para países exóticos. Por isso, é conveniente levarmos sempre alguns medicamentos e outros elementos para nos protegermos.
Algumas das doenças mais comuns em viagens exóticas
- Diarreia: porventura, a mais comum das doenças em viagem. A falta de água potável e menores condições alimentares podem provocar diarreia.
- Malária: é uma das doenças mais graves e transmite-se através de um mosquito que existe em países tropicais. Pode ser uma doença muito perigosa. Deve proteger-se à noite com um mosquiteiro e ar condicionado.
- Picadas: nalguns destinos exóticos, as picadas de mosca podem ser bastante dolorosas. O caso é ainda mais sério se falarmos de países onde existem aranhas ou escorpiões.
- Dengue: transmitido também por um mosquito, o dengue pode provocar dores, cansaço e febres altas. O problema agrava-se para os infectados pela segunda vez.
- Febre amarela: embora seja perigosa, a vacina contra a febre amarela é obrigatória em viagens para países com surtos endémicos desta doença.
Para combater ou prevenir estas doenças, há cuidados a ter e comportamentos preventivos a adoptar em viagens exóticas.
Tipos de cuidados a ter para não ficar doente
- Levar medicamentos contra as principais doenças em viagem, sobretudo em países exóticos
- Levar repelentes e protectores solares
- Estar constantemente alerta
- Precaver-se contra as doenças sexualmente transmissíveis
- Manter a vigilância durante algum tempo após a viagem, pois há doenças que não se manifestam logo
Além de todas estas precauções, o melhor mesmo é ser acompanhado pelo seu médico, que poderá prestar os melhores conselhos face a cada situação. As viagens exóticas podem ser gratificantes, mas é necessário tomar alguns cuidados, pois encerram perigos que outros destinos mais tradicionais não implicam.
DEIXE UM COMENTÁRIO