As lâmpadas economizadoras compensam? É mais barato lavar a loiça à mão? E o aquecimento da casa é para evitar? Existe um conjunto de dogmas associados ao consumo de energia elétrica, que sendo mito ou não, influenciam a forma como as famílias utilizam os equipamentos.
Para que alcance uma efetiva poupança no consumo de energia elétrica, desmistificamos algumas questões associadas à eficiência dos eletrodomésticos. São dicas que podem possibilitar uma redução da fatura da eletricidade.
Por exemplo, se desligar o forno 10 minutos antes de terminar o cozinhado ou lavar a roupa a uma temperatura de 40ºC em vez dos 60 vai poupar muito no consumo de energia. Já o frigorífico é um dos equipamentos que mais pesa na fatura mensal. Como está ligado ininterruptamente, o segredo para diminuir o seu gasto energético está em descongelá-lo regularmente. Os televisores, frigoríficos e máquinas de lavar loiça e roupa são os aparelhos que consomem mais eletricidade.
Desligar os aparelhos diminui o consumo de energia elétrica
Basta esta pequena ação para poupar energia? Em algumas situações a resposta é simples.
Desligar o botão «off» é suficiente? Não, uma vez que o aparelho fica em modo «stand-by». Se usar uma tomada múltipla com corte de corrente, quando desligada corta efetivamente a corrente elétrica.
O ar condicionado consome mais energia que um aquecedor? O aparelho pode gastar até cinco vezes menos que o tradicional aquecedor, que necessita de mais energia para aquecer uma divisão. Para poupar ainda mais no consumo de energia elétrica é aconselhável desligar o ar condicionado da corrente quando não está a usá-lo.
Pode-se deixar o carregador na tomada após retirar o equipamento? Apesar de reduzida, a verdade é que todos os carregadores, continuam a consumir energia. O mesmo se verifica quando o aparelho fica a carregar, mesmo quando a bateria está completa. Isto porque o sistema continua a verificar se esta continua cheia ou se necessita de carregamento.
Desligar os equipamentos da tomada quando sai de casa. Sim ou não? Em termos de conta de energia não notará grande diferença, embora continue a existir um pequeno consumo.
Escolha aparelhos com maior classe energética
Os eletrodomésticos da cozinha estão na lista dos equipamentos com maior consumo de energia elétrica, pelo que exigem maiores cuidados na hora de comprar. A classe energética A é a mais eficiente e cujo resultado é evidente na fatura anual. A escolha de lâmpadas LED pode desmotivar o consumidor devido ao seu custo, mas os benefícios são notados a longo prazo. As lâmpadas fluorescentes consumem mais energia elétrica que os aparelhos em «standby». A iluminação, por isso, é um dos maiores responsáveis pelos gastos em eletricidade, assim como os chuveiros.
DEIXE UM COMENTÁRIO